Nutricionista do Prezunic dá orientações sobre como se alimentar bem nessa época do ano
Alguns cuidados com a alimentação são fundamentais para manter a hidratação e, consequentemente, a saúde em dia, especialmente no início do ano, quando o verão se apresenta e o calor faz parte da rotina. Nessa época, especialistas recomendam o consumo de alimentos leves, de fácil digestão e que reponham nutrientes necessários para o organismo. Com maior produção de suor, além da água, também é importante a reposição dos eletrólitos, eliminados naturalmente. Nesse caso, consumir frutas é uma excelente opção. Uma boa dica para economizar é aproveitar os dias específicos nos quais redes de supermercado promovem feirinhas com ofertas especiais.
No caso do Prezunic, a rede carioca promove sua Feirinha às segundas, terças e quartas, com ofertas em todo o setor de hortifruti. Escolher frutas típicas da estação é uma dica que garante saúde e economia. Verão é tempo de abacate, abacaxi, acerola, ameixa, banana, carambola, caju, coco, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, pera, pêssego, pitanga e uva. Além de saborosas, elas ajudam na hidratação e são ricas em vitaminas e outros nutrientes. Recomenda-se a ingestão de três a cinco porções por dia para repor as perdas em tempos de calor intenso.
Com teor de água de 92%, a melancia está entre as opções que ajudam na hidratação. A fruta também é rica em vitaminas A e C e contém potássio, que ajuda no equilíbrio dos níveis de hidratação. Outra opção para o verão, o abacaxi também é perfeito para hidratar, além de ser diurético e auxiliar no processo digestivo, evitando problemas como a prisão de ventre.
Nas refeições
Nutricionista do Prezunic, Leusimar Nunes alerta em relação aos cuidados que também devem ser tomados na hora das principais refeições, visando amenizar os efeitos do calor.
“Especialmente no verão, as refeições devem ser leves, de pouca caloria e fácil digestão. A ingestão de saladas com vegetais refrescantes como alface, couve-flor, pepino, abóbora, cenoura, abobrinha e vagem, entre outros, é bastante saudável. Também deve-se consumir grãos como feijões, grão de bico e lentilha, e fazer a opção pelas carnes magras grelhadas ou assadas, evitando as frituras”, orienta Leusimar.
A nutricionista também recomenda que, no caso de leite e derivados, o consumidor dê preferência aos produtos com menos calorias, como iogurtes e queijos magros. Deve-se evitar o uso de açúcares e refrigerantes, e não exagerar no sal.
“Arrume seu prato de forma saudável. Um prato ideal deve ser colorido e diversificado, com 25% de proteínas, 50% de vegetais e 25% de carboidratos”, finaliza Leusimar.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Prezunic