Coop valoriza empreendedor local com iniciativa de ESG

Leia em 3min 30s

Projeto de fortalecer economia regional deve se estender por toda a rede no estado, a partir da matriz no ABC

 

Com a proposta de fortalecer a economia regional e cumprir a promessa da marca Cooperar Transforma, o negócio Coop Supermercado lançou o projeto para comercialização de produtos locais. A primeira loja contemplada foi a Industrial, em Santo André (avenida Industrial, 2.001 – Bairro Campestre) e a previsão é que o projeto seja expandido para outras unidades ao longo deste ano.

 

Segundo Murilo Venancio da Silva, analista de Responsabilidade Social, agora é possível encontrar produtos alimentícios e bebidas de pequenos e médios negócios das sete cidades do ABC. A proposta da iniciativa, coordenada pela área comercial com o apoio da plataforma de sustentabilidade Coop Faz Bem, vai além de dar visibilidade às marcas para se tornarem mais competitivas no mercado.

 

“Essa ação gera diversos impactos positivos, como o fortalecimento da economia local e favorece o meio ambiente ao reduzir a emissão de gases poluentes devido à menor distância percorrida do produtor à gôndola. Além disso, ganha também o consumidor, que passa a ter acesso a produtos mais frescos e naturais, além de produzidos com práticas sustentáveis”, reforça Murilo.

 

A perspectiva é estender a iniciativa para outras lojas, inclusive nas instaladas no interior de São Paulo, levando um mix aderente às regiões de São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí e Piracicaba.

 

A tarefa de captação de empreendedores é realizada em parceria com a Local.e, uma plataforma que conecta marcas locais e varejistas. Nesse projeto em específico, a Coop busca adequar as condições comerciais visando à saudabilidade dos negócios, além de disponibilizar uma gôndola exclusiva para esses produtos. Atualmente, participam do projeto oito empresas, envolvendo itens como geleias, cafés artesanais, doces e cervejas.

 

Sustentabilidade

 

“O programa de sustentabilidade Coop Faz Bem está atrelada ao C de consciência e ligada diretamente ao nosso propósito Cooperar Faz Bem”, destaca Luciana Benteo, coordenadora da área de Responsabilidade Social. Ela acrescenta que a plataforma de responsabilidade social é um serviço que ilustra e reforça a nova estratégia de marca e vem materializar a promessa de que cooperar transforma. A estrutura da plataforma está dividida em quatro pilares: 

 

Coop Faz Bem pra Você – concentra todos os temas, ações e programas relacionados ao bem-estar dos cooperados, colaboradores e comunidades atendidas. Algumas das ações que constituem esse pilar são a Blitz da Saúde, com aferição gratuita de glicemia, pressão, peso e altura, e o Programa de Saúde e Qualidade de Vida.  

 

Coop Faz Bem pra Comunidade – abrange tudo o que a área promove para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde a marca está instalada. Um deles é o Programa de Benefício às Entidades, que tem o objetivo de apoiar iniciativas voltadas àqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, além do repasse trimestral para a Federação das APAEs de São Paulo, por meio dos programas sociais Troco do Bem e a Revista Coop.

 

Coop Faz Bem pro Planeta – envolve assuntos relacionados à consciência ambiental, como a disponibilização de pontos de coleta de medicamentos vencidos e de óleo de cozinha usado e ações educativas para o consumo consciente. 

 

Coop Faz Bem pra Educação – integra tudo o que se refere à promoção da educação das comunidades, como patrocínios culturais e esportivos, além de projetos de promoção à educação e aprendizagem contínua dos colaboradores.

 

Hoje, a Coop possui mais de 900 mil cooperados ativos, 31 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 79 drogarias em operação. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Metaverso não vai acabar com a loja física, dizem varejistas

Entrada do 5G ao longo do ano permitirá novas experiências que irão agregar ao Omnichannel   ...

Veja mais
Assaí fomenta expansão da rede com nova loja no Norte do Brasil

Trata-se do segundo atacarejo, no estado de Rondônia, que gerou cerca de 300 empregos diretos     ...

Veja mais
GPA: receita sobe um dígito, mas volume de vendas caí 10% em janeiro

CEO da Grupo Pão de Açúcar, Jorge Faiçal espera que as vendas voltem a crescer ao longo dos ...

Veja mais
É hora do atacarejo se consolidar

CEO do Assaí, Belmiro Gomes, entende que o setor vai passar por uma onda de ajustes e nem todos os players sobrev...

Veja mais
Mart Minas anuncia crescimento de 20% no número de lojas em 2022

Grupo inicia fevereiro com novo atacarejo, moderno e sustentável, no Sul do estado    Rede Mart Minas...

Veja mais
Grupo Pereira capta R$ 300 mi no mercado para expansão agressiva

A rede, que faturou quase R$ 10 bi no ano passado, se prepara para inaugurar sua 1ª loja no interior de SP   ...

Veja mais
XP recomenda ações do Assaí e Mateus

Com a inflação em alta, consumidor acelerará suas compras em atacarejos, formato de varejo que deve...

Veja mais
Programa Troco Solidário beneficia 491 instituições em 15 anos

Anualmente, a ação se repete nas 93 unidades de negócio da rede catarinense Lançado em 20...

Veja mais
Rede vai abrir segundo atacarejo na mesma cidade em menos de 6 meses

Juntas, as duas lojas vão gerar cerca de 400 postos de trabalho entre empregos diretos e indiretos   Quem ...

Veja mais