Lojas autônomas avançam no varejo alemão

Leia em 1min 30s

Líder local Rewe implementa loja sem checkouts em Berlim em parceria com startup israelense]

 

O grupo supermercadista alemão Rewe, um gigante de 70 bilhões de euros por ano, engrossou a lista dos varejistas globais que estão experimentando o conceito de lojas autônomas. A empresa inaugurou um ponto de venda de quase 400 metros quadrados no bairro de Prenzlauer Berg, em Berlim – a segunda unidade 100% autônoma da rede, que conta com 6.000 lojas na Alemanha e 3.500 em outros países.

 

A iniciativa é uma parceria com a startup israelense Trigo e, em uma fase inicial, está aberta somente para colaboradores da rede e clientes portadores do cartão fidelidade da marca. Nos próximos meses, a unidade será liberada para o público em geral. No ano passado, a rede abriu uma loja autônoma de 200 metros quadrados no coração de Colônia, com foco em conveniência.

 

A unidade de Berlim, por sua vez, foi projetada para atender às necessidades de consumidores que fazem suas compras semanais de abastecimento, inclusive de itens em maior quantidade e embalagens “jumbo”. A tecnologia implementada na loja permite que produtos sejam adquiridos por peso, em vez de somente por unidade – o que facilita a venda de hortifrutis.

 

O novo teste da Rewe tem um potencial disruptivo no varejo alemão, até hoje um dos mercados europeus com menor penetração de cartões de crédito. Mais do que parte do folclore do varejo local, fazer compras com moedas é parte da cultura alemã – e um movimento incentivado em várias redes. Com a loja autônoma, a Rewe quer testar o conceito de um PDV sem checkout e pagamento digital em um dos principais hubs de startups da Europa, com uma população jovem acima da média do país.

 

Fonte: Redação SuperHiper


Veja também

Oxxo: nem tudo caminha como o planejado, diz CEO

Muitas das 128 lojas da Rede não funcionam 24 horas . À curto prazo, grupo Nós quer praticamente tr...

Veja mais
Grupo regional faz generoso investimento em novas lojas

Rede é conhecida por valorizar o produtor local, fomentando a economia circular de forma proativa   A rede...

Veja mais
Rede quer crescer 50% em um ano

2022 marca a temporada de expansão de empresa criada há mais de 30 anos   A rede de supermercados V...

Veja mais
Mateus entrega loja no sertão

Trata-se da quinta unidade da rede no Ceará, onde o grupo aposta em crescimento rápido     O ...

Veja mais
Oxxo: nem tudo caminha como o planejado, diz CEO

Muitas das 128 lojas da Rede não funcionam 24 horas . À curto prazo, grupo Nós quer praticamente tr...

Veja mais
Número de atacarejos cresce de forma exponencial no NE

Redes se multiplicam nas Regiões Metropolitanas e interior dos 9 Estados   Em tempos de inflaç&atil...

Veja mais
Atacadão corre para inaugurar loja na RMSP

Segunda unidade do município contará com investimentos da ordem de quase 100 milhões de reais &nbs...

Veja mais
Sétimo maior grupo de varejo alimentar do país anuncia aporte de R$ 150 mi no Centro-Oeste

Obras preveem três grandes empreendimentos em cidade com o terceiro maior PIB da região   Um dos mai...

Veja mais
Ex-VP da Ambev é novo diretor do Dom Atacadista

Companhia tem a meta de abrir 45 lojas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais até 2025   Caio Lira, ex-vice-p...

Veja mais