Perto atende a todos requisitos da operação e passa a trabalhar na expansão do projeto
Com mais de 800 lojas físicas e líder do e-commerce alimentar no Brasil, o GPA trabalha para oferecer aos seus clientes a melhor experiência de compra todos os dias, quando e onde ele estiver. Em 2022, o GPA alcançou a marca de 800 self-checkouts implantados nas lojas físicas das bandeiras Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem, tornando-se uma das empresas com a maior quantidade deste tipo de equipamento em operação na América Latina.
Durante esse processo, equipes multidisciplinares do GPA realizaram uma extensa pesquisa para encontrar soluções no mercado brasileiro, com o intuito de oferecer aos clientes a melhor experiência de compras. Durante as análises, foram conferidos pontos importantes como estabilidade física da solução (fixada no solo ou não), dispositivo de conferência de peso com precisão suficiente para garantir a experiência do cliente e segurança da operação, qualidade e confiabilidade dos periféricos aplicados na solução, capacidade e abrangência de atendimento de pós-vendas e de engenharia para suportar a integração com o software aplicativo PDV.
A Perto atendeu aos diversos requisitos exigidos pela operação, tornando-se a empresa selecionada para a expansão do projeto. “Oferecer aos nossos clientes uma jornada mais fluida com mais caixas abertos, faz parte dos principais objetivos do GPA. Em 2021 e 2022 aceleramos a expansão da tecnologia autoatendimento, o que nos permite hoje oferecer este serviço em mais de 50% das nossas lojas em todo Brasil. Agradecemos por toda parceria da Perto SA nesta construção”, comenta Alcione Gonçalves, Gerente de Frente de Caixa GPA.
Todo o planejamento de execução foi elaborado pelas equipes da Perto e do GPA, com a realização de testes de laboratório e piloto em campo. Os self-checkouts foram instalados em lojas das marcas do GPA em vários estados brasileiros através de técnicos de campo da própria Perto, o que facilitou a integração local entre as equipes de ambas as empresas.
Modelos de Self-Checkout
O GPA definiu dois modelos de self-checkout produzidos pela Perto para suas redes. O primeiro modelo foi destinado para as lojas maiores, como Pão de Açúcar e Mercado Extra. O segundo modelo é uma versão mais compacta, para lojas de proximidade, como Minuto Pão de Açúcar.
O self-checkout CKT-0250, modelo para as lojas maiores, possui balcão lateral com 810mm de largura e 460mm de profundidade, além de contar com dispositivo de conferência de peso antifraude, onde o cliente coloca os produtos já registrados no scanner. Para as lojas menores, o modelo escolhido foi o self-checkout CKT-0250 Compacto, que possui o suporte de sacolas integrado no próprio móvel principal do equipamento, reduzindo significativamente o espaço destinado para instalação do equipamento.
Além disso, os dois modelos contam com a impressora não fiscal PertoPrinter, que permite utilizar bobinas de papel com até 4” de diâmetro, o que representa 130m de papel – o que reduz a frequência de trocas e aumenta a eficiência operacional da loja. Um trabalho ambicioso, minucioso e em conjunto que trouxe resultados positivos e singulares para o GPA e para a Perto.
Redação SuperHiper