Lojas de vizinhança ocupam espaço relevante na vida dos consumidores

Leia em 2min 50s

Pesquisa revela que o pequeno varejo segue em forte crescimento mas precisam investir na digitalização

 

Por muito tempo prevaleceu a ideia de que os grandes varejistas iriam engolir os pequenos mercados de bairro. Mas a verdade é que o pequeno varejo ainda ocupa um espaço relevante na vida dos consumidores brasileiros e oferece uma série de oportunidades para a inovação, segundo pesquisa realizada pela Flourish Ventures.

 

De acordo com o estudo, os chamados “mercadinhos de bairro” ou mercados de vizinhança estão presentes no dia a dia dos clientes. No Brasil, 92% dos consumidores entrevistados planejam manter ou aumentar as compras em mercearias – durante a pandemia, 80% dos clientes compraram a maior parte de seus mantimentos no pequeno varejo. Além disso, 46% dos consumidores brasileiros frequentam o mercado de seu bairro diariamente.

 

No entanto, o levantamento mostra que tanto lojistas quanto clientes acreditam que o pequeno varejo precisará agilizar a adoção de tecnologias digitais para permanecer relevante e competitivo, dando continuidade ao movimento de digitalização iniciado na pandemia. Segundo a pesquisa, 65% dos lojistas brasileiros usam aplicativos de mensagem para se comunicar com fornecedores ou consumidores, enquanto 38% usam aplicativos e websites para comprar estoque. Olhando para frente, 35% dos lojistas planejam aumentar o uso de ferramentas digitais para vendas online, comunicação e delivery nos próximos 12 a 24 meses.

 

A pesquisa estima que, quando o pequeno varejo se tornar digital, os lojistas poderão aumentar seus lucros em 60% a 100%. Porém, há um atraso na implementação devido a outras tarefas empresariais urgentes, preocupações com segurança de dados, falta de familiaridade e limitações de acesso.

 

Países Emergentes

 

Além do Brasil, a pesquisa analisou o desempenho de mercearias no Egito, Índia e Indonésia. Ao todo, foram 1.600 entrevistados, sendo 800 lojistas e 800 consumidores. O estudo global foi feito em parceria com a Bain & Company e a 60 Decibels e, no Brasil, contou com a participação da Mercê do Bairro.

 

A procura crescente por serviços e compras no pequeno varejo e a necessidade de digitalização desses estabelecimentos foram tendências identificadas em todos os locais analisados, que se enquadram na categoria de países emergentes.

 

De todos os consumidores entrevistados, 94% planejam continuar comprando ou comprar ainda mais nos pequenos mercados, ao passo que 80% dos lojistas do setor anseiam hoje por melhores ferramentas financeiras digitais.

 

Os dados dos quatro países revelam ainda que:

 

● 50% dos consumidores frequentam o pequeno varejo de seu bairro diariamente e 24% utilizam regularmente uma conta na loja para a realização de compras a crédito;

 

● 71% dos consumidores compraram mais mantimentos no pequeno varejo durante os lockdowns decorrentes da covid-19;

 

● 73% dos consumidores concordam plenamente que o pequeno varejo é vital para sua comunidade, valorizando a proximidade, a conveniência e o serviço. Quando se trata de aprimoramento tecnológico, a pesquisa apontou que, em todos esses países, 55% dos lojistas usam aplicativos de mensagem em seus negócios e 75% planejam aumentar seu uso nos próximos 12 a 24 meses

 

Fonte: Digitalizando o Pequeno Varejo 2022, pesquisa realizada pela Flourish Ventures

 


Veja também

Assaí amplia presença na região oeste de São Paulo

Nova loja na Raposo Tavares conta com serviços de Açougue e Empório de Frios, e amplia opç&a...

Veja mais
Grupo carioca amplia número de lojas em outubro

Rede Supermarket gera 80 empregos diretos com a unidade que acaba de ser aberta no RJ     Rede Supermarket ...

Veja mais
Megafusão cria gigante dos supermercados nos EUA: Kroger compra Albertsons

Negócio ultrapassa os 24 bilhões de dólares, mas os órgãos reguladores podem vetar a ...

Veja mais
Grupo Muffato investe R$ 50 milhões em loja de grande porte

Atacarejo tem um novo layout que reforça o posicionamento da marca número um do Paraná   Dep...

Veja mais
Rede líder no Canadá aposta em entregas autônomas

Loblaws acredita que, já no ano que vem, terá caminhões sem motoristas levando produtos dos Centros...

Veja mais
Rede Savegnago atua no combate ao câncer de mama

Campanha em parceria com o Hospital de Amor de Barretos prevê consultas e exames com foco na detecçã...

Veja mais
Coop apoia Campanha Outubro Rosa

Através do Programa Blitz da Saúde, população foi atendida em parceria com a ONG Viva Melhor...

Veja mais
Em dois anos, rede de minimercado prevê expansão agressiva com mais 50 lojas

Criado há 58 anos, grupo supermercadista Enxuto comemora o aniversário com os clientes distribuindo pr&eci...

Veja mais
Atacadão inaugura 270ª unidade, uma conversão do Maxxi

Só no Estado de São Paulo, o grupo já soma 81 lojas com aberturas recentes em Rio Claro, Ourinhos e...

Veja mais