Ambiente econômico se mostra ainda mais desafiador em 2024, com expectativa de alta de apenas 4,2%.
Por Renato Müller
As vendas no varejo supermercadista americano devem ter um crescimento apenas moderado neste ano. Um relatório divulgado pela Coresight Research estima que, em 2023, o setor deverá ter um crescimento de 5,6%, movimentando US$ 1,5 trilhão. Caso se confirme, o número representará uma grande desaceleração em relação aos 9,2% de alta obtidos no ano passado.
De acordo com o relatório, o cenário vem se mostrando mais desafiador para supermercadistas tradicionais, uma vez que a retomada do movimento nos restaurantes e o crescimento das vendas de alimentos em supercenters, clubes de atacados e varejistas de descontos aumentam a concorrência no mercado.
Os economistas da Coresight preveem uma desaceleração da inflação em alimentos no segundo semestre, o que impulsiona a venda em supermercados. Por outro lado, as altas de custos ainda represadas pela indústria continuarão a pressionar os preços.
A situação ficará ainda mais complicada nos próximos anos: a expectativa é que as vendas dos supermercados continuem desacelerando, avançando 4,2% em 2024 e apenas 3,3% em 2027. Considerando os índices ainda elevados de inflação neste ano e a projeção de uma desaceleração gradual, nos próximos anos os supermercados precisarão ser criativos para obter crescimentos reais significativos.
Redação SuperHiper.