Cencosud Brasil cresce 17% em receita no primeiro semestre de 2023

Leia em 2min 50s

Desempenho do cash & carry puxou o desempenho da rede, dobrando a participação do formato na receita do grupo

 

A Cencosud Brasil divulgou nesta terça-feira, dia 15 de agosto, os resultados do 2º trimestre de 2023. Entre os destaques estão os expressivos avanços no e-commerce, o crescimento orgânico no Rio de Janeiro e, sobretudo, a resiliência do cash & carry, que proporcionaram à Cencosud Brasil atingir uma receita líquida de R$ 2,5 bilhões, um aumento de 13,6% sobre o 2T22, e margem Ebitda de 6,2%. No semestre, a receita cresceu 17,0% e atingiu R$ 4,9 bilhões.

 

O desempenho do cash & carry mostrou-se relevante para o resultado alcançado, que contribuiu para mitigar os efeitos da desaceleração na economia e a pressão sobre a renda do consumidor durante o período. Representado pelas redes GIGA AtacadoMercantil Atacado e por unidades Bretas Atacarejo, o formato praticamente dobrou sua participação na receita do grupo, com 35% no 2T23, comparado a 18% no 2T22.

 

“Nosso foco está em garantir a rentabilidade do negócio, em tornar as operações mais eficientes e estabelecer parcerias que nos permitam entregar soluções para melhor servir aos nossos clientes das lojas físicas e do e-commerce”, pontuou o presidente da Cencosud Brasil, Sebastián Los.

 

Outra iniciativa adotada para explorar novas possibilidades no digital e engajar os clientes das bandeiras foi a realização de live commerce. O uso da plataforma que combina entretenimento e e-commerce foi impulsionado após os investimentos de Cencosud Ventures, unidade de capital de risco da companhia, na startup brasileira de live shopping, MIMO Live Sales.

 

 Atento às oportunidades de mercado e com foco na experiência do cliente, a Cencosud Brasil inaugurou, no mês de junho, o Prezunic Laranjeiras, sua 32ª loja no Estado do Rio de Janeiro, dando continuidade ao seu crescimento orgânico.

 

Fruto de um investimento de R$ 13 milhões, a unidade possui arquitetura e comunicação visual modernas e trouxe inovações como o pagamento por reconhecimento facial e o serviço inédito Fila Zero, que potencializa a experiência omnicanal proporcionando ao cliente selecionar os produtos na loja física e agendar o recebimento e pagamento das compras em domicílio, com toda comodidade.

 

A crescente digitalização da companhia também tem contribuído para uma gestão mais eficiente no dia a dia. Um dos exemplos é o aplicativo interno Arcus, que contribuiu com uma economia de US$ 630 mil ao disponibilizar aos líderes da operação a consulta em tempo real de indicadores da sua própria unidade de negócio – como vendas online, alerta de validade, alerta de reabastecimento nas gôndolas, estoque, entre outras funcionalidades – com impacto direto na melhoria operacional das lojas e, consequentemente, nos resultados.

 

Outra iniciativa em curso é a integração tecnológica do GIGA Atacado, bandeira adquirida pelo grupo em julho de 2022, e que, futuramente, compartilhará dos mesmos padrões de segurança, contratos e serviços de Cencosud.

 

Para o segundo semestre, período de grande movimentação no varejo principalmente por conta da sazonalidade, a Cencosud Brasil segue com o desenvolvimento de ações regionais com foco no cliente tendo em vista a perspectiva de melhora no cenário econômico com a redução das taxas de juros e a recuperação na renda da população, indicando uma possível retomada do ciclo de crescimento do país.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

GoodBom Supermercados participa de treinamento de projeto social

Produtos serão vendidos na rede e a renda obtida do Pão Amigo é integralmente destinada à AA...

Veja mais
Terceira etapa do Circuito Corridas Pague Menos acontece dia 27 de agosto em Itú

Com o tema Solidariedade, evento terá arrecadação de alimentos não perecíveis que ser...

Veja mais
Atacadão contribui para o crescimento econômico das cidades onde atua

Neste primeiro semestre, rede gerou mais de 15 mil empregos diretos e indiretos em diversas regiões do paí...

Veja mais
Hiperideal abrirá loja dentro de um condomínio em Salvador

Após votação dos condôminos, unidade será instalada em parte da garagem; espaço...

Veja mais
Mart Minas inaugura primeira unidade na capital mineira

Chegada da rede em Belo Horizonte simboliza um novo capítulo na trajetória da marca e uma oportunidade par...

Veja mais
Grupo Tauste Supermercados adquire terreno de antiga fábrica do Grupo Campari

Área adquirida é de relevância estratégica para a empresa   O Grupo Tauste Supermercad...

Veja mais
Kroger aposta nas pessoas para construir o futuro

Maior supermercadista americana reforça investimentos em capital humano para promover educação cont...

Veja mais
Instituto Assaí lança edital para apoiar o esporte

Pequenas organizações que ofertam práticas esportivas em comunidades vulneráveis podem parti...

Veja mais
Novo conceito de padaria é destaque do Prezunic no Rio Gastronomia

Rede de supermercados é fornecedora oficial de insumos e tem estande no evento   Um novo conceito de padar...

Veja mais