Self checkout é colocado em xeque no varejo americano

Leia em 2min 50s

Desafiadas pela rejeição dos consumidores, redes diminuem investimentos na tecnologia

 

Por Renato Müller

 

Uma das tecnologias apresentadas nos últimos anos como mais relevantes para a melhoria da experiência dos consumidores vem sendo colocada em xeque no varejo americano. Diversas redes de supermercados estão repensando ou até mesmo revertendo investimentos feitos em self checkouts. A razão para isso: o comportamento dos consumidores.

 

Em um caso de “malandragem” que poderia muito bem acontecer no Brasil, a rede de clubes de atacado Costco está tendo que lidar com fraudes de compartilhamento de cartões de sócio nos terminais de self checkout. Sem fiscalização de identidade (ao contrário do que acontece naturalmente nos caixas tradicionais), clientes estavam repassando seus cartões para amigos e parentes, que faziam compras em seu nome – e com isso a Costco perde a receita anual de matrícula dessas pessoas em seu programa, justamente a linha mais lucrativa de seu balanço.

 

A solução, nesse caso, tem sido colocar funcionários na área de autoatendimento para solicitar o cartão de sócio e um documento com foto. Simples, mas um atrito extra na relação de compra e um custo extra com o colaborador deslocado para essa atividade.

 

Já a ShopRite, bandeira de supermercados do grupo Wakefern, está retirando os terminais de autoatendimento de suas seis lojas no estado de Delaware, devido à rejeição dos clientes pelo uso da tecnologia. No final do mês passado, a empresa enviou e-mails para sua base de clientes com o mote “Vocês pediram, nós ouvimos”, em um claro sinal de que o sistema não “pegou” por lá.

 

Os clientes simplesmente preferiram ser atendidos por uma pessoa, em vez de fazerem o processo de escaneamento dos produtos por si mesmos. Como a maioria dos checkouts das lojas tinham sido convertidos para autoatendimento, filas enormes se formaram, prejudicando a experiência de compra e provocando grandes reclamações.

 

Até mesmo o Walmart entrou no processo: a empresa retirou todos os terminais de self checkout de pelo menos três lojas em Albuquerque, no Novo México, embora diga que não tem planos de uma remoção maciça do sistema de sua rede de mais de 3.000 pontos de venda. A varejista vem adotando um modelo híbrido, em que o consumidor pode ser atendido por colaboradores na área de autoatendimento ou realizar o escaneamento sem ajuda.

 

Nos próximos anos, a situação pode se complicar para a tecnologia de self checkout nos Estados Unidos. Vários estados têm desenvolvido leis para limitar ou impedir o uso do sistema nos supermercados. Em Rhode Island, por exemplo, uma lei em discussão limita o número de caixas de autoatendimento nos supermercados a 8 unidades e determina um desconto de 10% no valor da compra, uma vez que o cliente está realizando todo o processo de checkout sozinho.

 

E há casos de supermercadistas que não querem nem ouvir falar de self checkout, como é o caso da Trader Joe’s e da Sparkle Markets. “Empregar pessoas da comunidade não é bom apenas para a empresa, mas também para toda a região. Hoje em dia, proporcionar empregos é mais importante do que nunca e valorizamos nossa equipe de atendimento”, afirma Vincent Furrie Jr, presidente da Sparkle Markets.

 

Redação SuperHiper 

Veja também

Terceira loja Komprão em Imbituba (SC) foi inaugurada

Unidade da bandeira de atacarejo foi aberta nesta quarta-feira, 11 de outubro, sendo a 61ª loja de Santa Catarina ...

Veja mais
Após compra do Makro, Grupo Muffato chegará a São Paulo

Com aquisição de 16 unidades do Makro, Grupo Muffato estará presente em 53 cidades   O Grupo...

Veja mais
Sertãozinho recebe a 6ª unidade do Savegnago Supermercados

Inauguração integra o plano de expansão do grupo, a cidade sertanezina já tem cinco lojas, d...

Veja mais
Bretas lança projeto sustentável “Costura Criativa”

Em parceria com o coletivo de mulheres “Marias Vão Com as Outras Sim!”, rede de supermercados promove...

Veja mais
Rede de Supermercados Guarani e Prezunic oferecem pagamento por reconhecimento facial

Com nova tecnologia, não será mais necessário usar cartões, telefone ou lembrar senhas &nbs...

Veja mais
Banco Carrefour oferece assistência em Libras nas centrais de atendimento

Serviço reforça compromisso do Grupo Carrefour com acessibilidade e está disponível para os ...

Veja mais
Confira os 10 melhores supermercados dos EUA

Pesquisa realizada pela 10 USA Today 10 Best classificou os melhores supermercados americanos   Existem milhares ...

Veja mais
Mambo compra supermercado da rede Madrid

Rede com posicionamento premium adquire unidade do Madrid, localizada em Higienópolis (SP)   Mambo, rede d...

Veja mais
Supermercados americanos mostram 3 caminhos para diferenciação

Exemplos de redes como Trader Joe’s, H-E-B e Erewhon mostram como é possível ter um público f...

Veja mais