Parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o programa estabelece que os beneficiários do Cadastro Único continuem recebendo o Bolsa Família mesmo estando empregados
O Grupo Pereira está comprometido em promover a inclusão social e a empregabilidade por meio de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O Acordo de Cooperação Técnica (ACT), assinado entre as partes, objetiva oferecer oportunidades de trabalho exclusivas para beneficiários do Cadastro Único de Cuiabá (MT), especialmente para aqueles que recebem auxílio do Bolsa Família.
“Nós iniciamos a ACT por Mato Grosso porque nos próximos meses serão inauguradas três novas unidades na região, duas do Supermercado Comper e uma do Fort Atacadista, em Cuiabá e Várzea Grande, somando aproximadamente 700 novas vagas de emprego”, afirma o diretor de gente e gestão do Grupo, Paulo Silva.
O programa estabelece que os beneficiários do Cadastro Único, possam conseguir um emprego formal e continuar recebendo o benefício do Bolsa Família, contanto que a renda por pessoa em sua família não ultrapasse meio salário mínimo. Caso esse valor seja excedido, a pessoa precisa solicitar o desligamento do Bolsa Família via aplicativo ou no próprio CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), porém seguirá recebendo metade do benefício por 24 meses (essa é a regra de proteção para as famílias passarem por essa transição). E mesmo após esse período todos os beneficiários seguem inscritos no Cadastro Único.
No Grupo Pereira existem vagas de trabalho fixo, tanto para pessoas que estejam dentro do teto do Bolsa Família, quanto para colaboradores que tenham interesse em ingressar no time da companhia. “Oferecemos programas que incentivam o crescimento dos profissionais dentro da nossa empresa por meio de treinamentos e capacitações, com isso, conseguimos traçar um plano de carreira com promoções dos nossos colaboradores. Temos como objetivo favorecer um público diversificado, desde jovens em busca do primeiro emprego até pessoas com mais de 50 anos, além de PCDs”, salienta Paulo. No evento, Paulo Silva ainda destacou que a empresa já contratou mais de 100 funcionários do Cadastro Único e espera preencher pelo menos 50% das novas vagas com esse público.
Os interessados em trabalhar no Grupo Pereira devem entregar seus currículos em uma das lojas de seu interesse, onde também serão realizadas entrevistas. O ministro do MDS, Wellington Dias, e o diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira formalizaram a parceria durante uma cerimônia realizada no Comper da Avenida do CPA, em Cuiabá, no dia 22 de outubro. Também estiveram presentes o ministro Paulo Teixeira do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura, Márcia e Emanuel Pinheiro, primeira-dama e prefeito de Cuiabá, e Izilda Maria da Silva, gerente regional do Comper em Mato Grosso.
A jovem Nailaine W. dos Santos estava desempregada, recebe o benefício do bolsa família, foi contratada para trabalhar no Comper, fez os treinamentos que a empresa oferece e atua como operadora de caixa. “Estou feliz por estar trabalhando com registro em carteira profissional. Quero crescer cada vez mais e agradeço muito ao Grupo Pereira, em especial ao Comper, que é onde trabalho e gosto muito”, contou.
A parceria, que teve início em Mato Grosso, tem planos de expansão para outros estados do Brasil ao longo do ano. Essa ação reflete o compromisso conjunto do Grupo Pereira e do MDS em criar oportunidades de emprego e combater a pobreza.
Redação SuperHiper