Cidade é polo de desenvolvimento e de geração de empregos, acredita diretor da Associação dos Supermercados
O atacadão Carrefour funcionará na avenida Dom Aguirre
Sorocaba irá contar com mais um supermercado neste mês e, pelo menos, mais dois estão em construção e devem ser concluídos ainda neste ano ou no primeiro semestre de 2015. O Tauste, localizado no Parque Campolim, é o mais próximo empreendimento a ser aberto ao público, com previsão de inauguração para os próximos dias. Com obras em ritmo intenso, embora a empresa não confirme o investimento, o próximo a entrar em operação deve ser o Atacadão Carrefour, na avenida Dom Aguirre. Outra novidade é a construção da segunda loja do Supermercado Lopes, na Chácara Moinho Velho, na região do Cerrado, que deve ficar pronta em 2015.
Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, tem crescido a variedade de serviços e comércio em Sorocaba. "É uma demanda grande, mas não é só em Sorocaba. No entorno, cerca de 50 quilômetros, são dois milhões de habitantes, que acabam sendo atraídos", ressalta. E as empresas, ele acrescenta, acabam procurando a cidade para oferecer mais serviços a essa população.
A vinda de um empreendimento como o Tauste para Sorocaba denota a força da economia da região, registra o diretor regional da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Marcos Tozi. Ele destaca que esses investimentos consolidam a região como um importante polo de desenvolvimento e de geração de empregos. "Para a Apas é um marco importante na expansão do setor supermercadista, criando novas opções para o consumidor", diz.
De acordo com a rede de supermercados Tauste, a loja de Sorocaba chama a atenção pela imponência da construção, com 16.500 metros quadrados de construção, na avenida Izoraida Marques Peres, no Parque Campolim. Em nota, a empresa destaca que a localização é estratégica e pretende atender "a um universo regional de consumidores".
A unidade gerou em torno de 800 novos postos de trabalho, sendo que 450 são diretos. Outras 350 vagas são de indústrias fornecedoras e de terceirizadas. O Tauste Campolim também conta com 14 lojas de apoio, com rede auxiliar, que inclui caixas eletrônicos, praças de alimentação e outras lojas.
O Tauste surgiu em Marília e possui unidade em Bauru. De acordo com a empresa, por conta disso, conhece bem os desejos dos consumidores do interior paulista. A unidade de Sorocaba, neste sentido, resulta de pesquisas mercadológicas desenvolvidas ao longo dos últimos 4 anos, o que determinou a escolha do local, além do perfil da loja e a composição do mix de produtos a ser comercializado.
A área de vendas do Tauste na cidade tem 3.500 m2, além de 5.000 m2 de estoque e área de estacionamento coberta para 200 carros. "Estará aberto diariamente entre 8h e 22h e oferecerá um mix de mais de 20.000 itens em suas gôndolas", informa a rede. Ainda em nota, a Tauste afirma que é a rede de supermercados que mais vende por metro quadrado no Brasil. "O sucesso da rede deve-se a uma gestão moderna, qualidade, variedade, preços e serviços."
Sobre a abertura, a empresa diz que informará nos próximos dias, embora já esteja certo de que deve entrar em operação ainda em setembro. Conforme a rede, todo o projeto do Tauste Campolim foi acompanhado pela Urbes - Trânsito e Transporte, para assegurar que não ocorra impacto no trânsito dessa região.
Autosserviço
Com obras aceleradas em um antigo galpão à margem da avenida Dom Aguirre, outra novidade do setor é o Atacadão Carrefour, que se volta não apenas ao consumidor final, mas aos comerciantes da região. Por conta da política da empresa, o Grupo Carrefour não comenta sobre seus projetos de expansão. No entanto, funcionários no local afirmam que tem de entregar o prédio, finalizado, até o dia 10 deste mês.
O primeiro Atacadão Carrefour da região está localizado na esquina da avenida Dom Aguirre com a rua Maria Cinto de Biaggi. No site da empresa, a informação é de que esse tipo de estabelecimento é um dos maiores do segmento de autosserviço no País, com 92 unidades. A loja comercializa em torno de 10.000 itens distribuídos em alimentos em geral, frios e laticínios, hortifrúti, bebidas, conservas e enlatados, doces e biscoitos, higiene pessoal, limpeza, bazar, pet shop, automotivo, entre outros.
Prédio histórico
A instalação da segunda unidade local do Supermercado Lopes na Chácara Moinho Velho, na confluência da avenida Américo Figueiredo com a rua Leondino Caramez, é outro investimento desse setor na cidade. O local é um casarão com cerca de 100 anos, com características arquitetônicas neoclássicas. A previsão é de que esse estabelecimento fique pronto no ano que vem. A empresa não dá mais detalhes sobre esse investimento, pois acredita que ainda não seja o momento.
Veículo: Cruzeiro do Sul