Unidade pertence à rede Araújo
A DMA Distribuidora S/A - que detém as bandeiras Epa, Mart Plus e Viabrasil - estaria negociando a compra do Hiperminas Supermercados, de propriedade da rede Araújo Hipermercados, sediado em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Ainda não se sabe o valor da possível negociação, mas a previsão é de que a compra seja oficializada no início do próximo mês. Enquanto isso, as três lojas Hiperminas da Capital estão operando com baixo volume de estoques e com pagamentos apenas em dinheiro.
O diretor de Marketing da DMA, Roberto Gosende, negou a aquisição, no entanto, admitiu alguma conversa entre as empresas. "O que existiu foi uma visita, mas nada concretizado", enfatiza.
Fontes ligadas ao Hiperminas que preferiram não se identificar garantem que o estoque estaria sendo zerado e os sistemas para aceite de cartão suspensos em virtude da transição. "Já está sendo tudo preparado para a chegada do Epa", explicou uma pessoa ligada à negociação.
Outro entrevistado afirma que, por esse motivo, as encomendas com os antigos fornecedores foram diminuídas ou até suspensas. Paralelamente, os produtos voltados para a nova rede já teriam começado a chegar. "A troca oficial das bandeiras deve ocorrer em 15 dias", disse.
O Hiperminas Supermercados possui duas lojas na capital mineira, sendo uma no bairro Jaraguá e outra no bairro Castelo e uma terceira em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Perfil - O Grupo Araújo foi fundado em 1999 com a inauguração da loja-âncora do GV Shopping, em Governador Valadares. Em 2002 a empresa possuía quatro lojas naquela cidade, três lojas e um posto de revenda de combustíveis em Teófilo Otoni e uma central de compras e distribuição em Contagem.
Em 2003, abriu mais um posto de combustível na cidade de Itabira (Central) e outro em Santa Maria de Itabira, totalizando três postos de combustíveis. Dando seqüência ao crescimento, em 2011 abriu mais uma loja em Teófilo Otoni e a primeira unidade em Belo Horizonte - com a bandeira licenciada Hiperminas totalizando, naquele ano, nove lojas e três postos de combustíveis.
Já a DMA Distribuídora segue com o plano de expansão da bandeira Epa, que já conta com 77 lojas em Minas Gerais e outras 19 no Espírito Santo. Segundo Gosende, no próximo fim de semana, as duas últimas lojas Mart Plus serão transformadas em Epa Plus. Além disso, para 2015 estão previstas mais 15 lojas, das quais oito estarão no interior de Minas e sete na Grande Belo Horizonte. "Com essas unidades vamos encerrar o ano com 113 lojas Epa", afirmou o diretor de Marketing da DMA, sem revelar o investimento.
No ano passado, o grupo apareceu na 12ª colocação na lista das 20 maiores do Brasil feita pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com faturamento de R$ 2,2 bilhões. Em 2015, a previsão é chegar a R$ 2,8 bilhões.
Veículo: Diário do Comércio - MG