Na contramão da situação econômica, algumas empresas continuam apostando em ganhos de eficiência e investem em centros de distribuição para melhorar entrega de produtos nas unidades
São Paulo - Mesmo com momento de crise econômica as redes regionais de supermercados seguem investindo em expansão, novas unidades e centros de distribuição para otimizar eficiência das operações e revisar processos, a fim de manter crescimento, segundo empresários ouvidos pelo DCI.
Com um plano de expansão bastante agressivo, a rede de supermercados Koch é um bom exemplo. Em 2015 a bandeira inaugurou uma nova unidade, e agora soma 11 lojas na região litorânea do norte de Santa Catarina . O plano de crescimento visa investir R$ 150 milhões até o ano de 2020 em três novas unidades na região, além de reformar outras lojas.
A empresa começará os aportes em novas lojas no próximo ano, mas em novembro já será aberto um centro de distribuição para melhorar a logística de entrega dos produtos. "Apesar do período econômico do País, nós crescemos 20,4%, neste primeiro semestre do ano, em relação ao mesmo período de 2014", afirmou o presidente da rede, José Koch. A rede ocupa a 4ª posição de faturamento em Santa Catarina e a 62ª no ranking nacional, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
O executivo afirmou ainda que revisou os gastos com energia diminuiu a quantidade de luzes acesas em locais com iluminação natural, além de ter implantando o uso de geradores nas unidades da bandeira para reduzir custos.
Perfil variado
Segundo Koch, o perfil do público-alvo da bandeira é bastante variado, indo da classe A até a D. "A diversificação está relacionada ao perfil de moradores da região", comentou o presidente da marca.
Antes a empresa faturava R$ 28 mil por funcionários/mês e agora a o presidente da rede diz ter conseguido aumentar esse valor para R$ 35 mil. "Como o funcionário tem um turnover alto, adequamos o faturamento em relação ao número de empregados", diz.
Para se preparar para o momento que o País enfrenta, a empresa investiu na formação dos colaboradores, com objetivo de prepará-los para de gerenciar melhor a empresa e também incentivar o avanço deles dentro da companhia. Das 11 lojas, quatro são hipermercados e estão localizadas nas cidades de Itajaí, São João Batista, Navegantes e Tijucas.
Região Sudeste
Com atuação focada na grande São Paulo, a rede Coop também aposta na característica regional para manter o ritmo de crescimento. Além de supermercados, a empresa mira a inauguração de farmácias, com novas aberturas programas para a cidade de Tatuí (SP) e mais três nas cidades de São Bernardo do Campo (SP), São Paulo e Sorocaba (SP).
A nova unidade de Tatuí contará com reservatório de 50 mil litros de água para reúso. "Iremos implantar em todas as novas unidades de distribuição um reservatório de água de reúso", disse o diretor de operações da Coop, Valdomiro Sanches Bardini. A rede irá reformar totalmente duas unidades e ainda trocar toda cadeia de frios e iluminação de LED em outras nove lojas, até o final de 2015. Para o próximo ano, serão abertos dois supermercados s e cinco drogarias.
Cenário nebuloso
Apesar dos planos de expansão das redes de supermercados regionais, a média de vendas no País segue em tendência de queda. Em junho, as vendas em valores reais caíram 4,72%, na comparação com o mês anterior, enquanto a queda na comparação anual foi de 3,04%. No acumulado do ano, as vendas não tiveram variação em relação ao mesmo período de 2014, informa a Abras.
Veículo: Jornal DCI