São Paulo - A segunda maior rede de varejo do mundo, Carrefour, afirmou ontem que o crescimento das vendas acelerou no terceiro trimestre, refletindo vendas fortes no Brasil e melhora de performance na França, seu maior mercado.
No Brasil, segundo maior mercado do Carrefour no mundo, as vendas subiram 12,4% no terceiro trimestre sobre um ano antes. Já na França houve crescimento de 1,2 %. No Brasil, a varejista tem enfrentado a recessão com estratégias de e-commerce e forte apelo com fornecedores, medidas encabeçadas pelo megaempresário Abilio Diniz, que deixou o Grupo Pão de Açúcar, principal concorrente do Carrefour, em 2013.
O Carrefour também está se beneficiando da renovação de alguns dos seus hipermercados no País e do desempenho robusto da bandeira Atacadão.
Com isso, as vendas totais do Carrefour no terceiro trimestre somaram 21,78 bilhões de euros. Desconsiderando efeitos de calendário e vendas de combustíveis nos postos, houve crescimento na receita de 3,2% ante alta de 2,7% no segundo trimestre.
Na China, onde o Carrefour está reestruturando operações, a desaceleração do consumo continuou um desafio, mas o ritmo de queda nas vendas caiu para 7,8% ante 9,3% nos três meses imediatamente anteriores. "Este foi um bom terceiro trimestre. Isso confirma o nosso bom começo de ano e a busca do impulso iniciado em 2012", afirmou o diretor de finanças do grupo, Pierre-Jean Sivignon, em teleconferência.
Futuro
As estimativas de mercado para todo o ano de 2016 de lucro antes de juros e impostos (Ebit) de cerca de 2,45 bilhões de euros são "viáveis", acrescentou. A varejista da europeia confirmou planos de investir 2,5 bilhões a 2,6 bilhões de euros na renovação e expansão de lojas este ano e espera que mais 2,4 bilhões de euros sejam aportados em 2017.
Fonte: DCI