O Grupo Pão de Açúcar, uma das principais varejistas do País, registrou um avanço de 9% na receita líquida total da divisão de varejo alimentar no segundo trimestre ante o mesmo período de 2016, para R$ 10,7 bilhões.
A empresa, controlada pelo grupo francês Casino, atribuiu o desempenho à expansão "consistente" das vendas do Assaí. A receita líquida trimestral da rede de atacarejo subiu 29,2% na comparação anual, para R$ 4,27 bilhões, conforme a alta dos volumes vendidos compensou o efeito da desaleceração da inflação.
Na divisão multivarejo, que engloba as bandeiras Extra e Pão de Açúcar, houve queda de 1,5% na receita líquida trimestral, para R$ 6,39 bilhões. A empresa admite que "o desempenho foi afetado pelos fechamentos de lojas que serão convertidas em Assaí", e também "pela tendência de queda da inflação dos alimentos".
No quesito mesmas lojas, o GPA reportou avanço de 5,4% no varejo alimentar, com elevação de 13,5% na rede Assaí e de 1,2% no multivarejo.
No segundo trimestre, a companhia inaugurou quatro lojas da bandeira Assaí, três por meio de conversões e uma orgânica. Outras 4 unidades estão em fase de construção e 11 em processo de conversão. Também foram abertas duas unidades do formato Minuto Pão de Açúcar no período. Para 2017, a meta é converter 16 lojas Extra Hiper em Assaí.
Balanço
De janeiro a junho, a receita líquida total em varejo alimentar do GPA cresceu 9,2% ano a ano, para R$ 21,2 bilhões. Já as vendas líquidas totais da rede Assaí subiram 29% na mesma base comparativa, somando R$ 8,3 bilhões, enquanto as do multivarejo caíram 0,6%, para R$ 12,9 bilhões.
Fonte: Reuters