Representantes de supermercados veem crescimento pós-crise

Leia em 2min 50s

Após um período turbulento na economia, o setor supermercadista acredita em um ano de recuperação com crescimento entre 3% e 4% das vendas em 2018, além da criação de aproximadamente 12 mil vagas no Estado de São Paulo. O momento agora seria de se preparar para as mudanças de comportamento dos consumidores e se alinhar às tendências de mercado.

 

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) promove entre 7 a 10 de maio, na capital, a Apas Show 2018, considerada a maior feira e congresso supermercadista do mundo. O evento reúne fornecedores e dirigentes de redes e lojas, além de apresentar tendências e análises de mercado.

 

Contando com 120 empresas associadas à Apas, que somam aproximadamente 300 lojas, Sorocaba tem sido o destino de novas redes nos últimos anos, como o Boa, Tauste, Pão de Açúcar e Lopes. Marcos Leandro Tozi, vice-presidente da Apas, e José Rodrigues Santiago Neto, diretor regional, avaliam que essas inaugurações refletem a relevância da cidade e seu potencial de consumo, mas que há receio de atingir uma saturação do setor, assim como ocorreu com o "boom dos shoppings" em Sorocaba.

 

"É uma tendência. Sorocaba vem despontando como uma das principais cidades em nível nacional e com isso acaba atraindo várias empresas para a região, inclusive do segmento de supermercado", diz Tozi. "A gente acredita que Sorocaba tem um potencial diferenciado, mas que também tem um limite de demanda", considera Santiago Neto.

 

De acordo com o diretor regional da Apas, duas mudanças têm sido as apostas do setor: as vendas digitais (privilegiando o uso de tecnologias eletrônicas, como aplicativos para celulares e sites), além do investimento em lojas menores (visando a conveniência e redução no tempo de compras).

 

Santiago Neto observa que há consumidores que vão ao supermercado para uma experiência prazerosa de passeio, mas um número crescente de consumidores -- usualmente mais jovens -- preferem gastar pouco tempo com as compras. O vice-diretor regional da Apas, Joel Siqueira, lembra ainda que os hipermercados também se valem de praças de alimentação e serviços, como farmácias, para atrair consumidores.

 

Recuperação

 

Para Santiago Neto, 2018 é um ano de recuperação após a crise econômica. "De forma geral é um crescimento de recuperação. Nós vínhamos de três anos praticamente empatando ou em queda. Estamos começando a reconquistar", diz. Ele avalia que a perda de poder econômico dos consumidores afetou a quantidade de vendas, e também o valor dos produtos adquiridos pelos clientes. Em relação à geração de empregos, a expectativa é também de saldo positivo em nível regional, onde o setor já emprega 6.893 empregados em Sorocaba e 24 mil nos 72 municípios que compõem a regional da Apas.

 

Ontem, a regional da Apas promoveu em Sorocaba um evento para lançar a Apas Show 2018. O encontro, realizado no salão de eventos do Lar Escola Monteiro Lobato, reuniu fornecedores, autoridades, representantes da indústria e supermercadistas regionais. Marcos Leandro Tozi, vice-presidente da Apas, explica que o evento aproxima os profissionais e marcas regionais, enquanto a feira estadual reúne mais de 700 expositores nacionais e até internacionais.

 

Fonte: Site Jornal Cruzeiro

 

 


Veja também

Casino fecha parceria com Amazon e ação salta 8,5% na Bolsa de Paris

O conglomerado varejista francês Casino Guichard-Perrachon anunciou ontem à tarde que sua bandeira Monoprix...

Veja mais
Festival da Tecnologia do Extra traz clima de copa do mundo

O principal evento futebolístico do mundo começa em junho e, para aquecer os preparativos para acompanhar ...

Veja mais
Rede Confiança Supermercados doará 10 mil caixas de bombons em campanha de Páscoa

     A rede Confiança Supermercados lança a campanha “P&aac...

Veja mais
Preços dos ovos de Páscoa variam mais de 60% em Curitiba, indica pesquisa

Os preços dos ovos de Páscoa nos supermercados de Curitiba variam até 62,5%, conforme pesquisa do D...

Veja mais
Carrefour Brasil investirá R$1,8 bi em 2018, principalmente em Atacadão e tecnologia, diz executivo

São Paulo (Reuters) - O Carrefour Brasil investirá 1,8 bilhão de reais em 2018, principalmente nas ...

Veja mais
Consumidores optam por atacarejo e mercadinhos

A retomada econômica marca a volta do brasileiro às compras – mas, desta vez, não nos hipermer...

Veja mais
Supermercados são o desafio do GPA

Depois de arrumar a casa na Via Varejo, o executivo Peter Estermann, de 60 anos, recebeu uma promoção a se...

Veja mais
Villefort abre 4ª loja em Montes Claros

Alinhada ao planejamento de abrir 32 lojas até 2020, a rede mineira Villefort Atacado e Varejo inaugurou a quarta...

Veja mais
Casino tem forte queda no lucro de 2017, apesar de leve alta nas vendas

O conglomerado varejista francês Casino Guichard-Perrachon, controlador do Grupo Pão de Açúca...

Veja mais