Minimercado vira complemento do atacarejo e garante expansão do GPA

Leia em 3min 10s

Diante de um consumidor que busca preços compatíveis com o orçamento familiar mas não abre mão de certos produtos, o Grupo GPA aposta em duas frentes: enquanto o Assaí supre a demanda por preços melhores, as bandeiras de proximidade absorvem as demandas por compras singulares, principalmente nos grandes centros urbanos.

 

De acordo com os dados divulgados ontem (15) pelo Grupo GPA, no terceiro trimestre deste ano, sobre o mesmo período de 2017, o atacarejo Assaí cresceu 25% em vendas, atingindo R$ 6,4 bilhões. Além disso, foram verificados ganhos em market share 1,9 ponto percentual na bandeira cash and carry, 1,9 p.p.

 

Segundo o GPA, o faturamento bruto no período foi a R$ 13,3 bilhões, avanço de 12,8% na comparação anual.

 

Por meio de nota, o Grupo GPA destacou que “as 19 lojas abertas têm apresentado o melhor desempenho de vendas por m² nos últimos cinco anos e contribuíram para o acréscimo de mais de R$ 1 bilhão de receita sobre o ano anterior”. Atualmente, dez lojas no formato cash and carry estão em construção e uma em processo de inauguração.

 

“O consumidor teve que abrir mão de alguns hábitos durante o período de crise. Nesse sentido, o atacarejo surge como uma opção econômica para o abastecimento dos lares com a venda de produtos mais básicos a um preço menor”, afirmou o sócio-fundador da consultoria de varejo Inteligência360, Olegário Araújo.

 

Para ele, o processo de expansão das lojas Assaí deve beneficiar as vendas do Grupo GPA como um todo por apresentar um aspecto de “complementariedade” entre as propostas e formatos de negócio.

 

“Nós vemos uma combinação entre o formato de atacarejo e o supermercado tradicional. O cash and carry não consegue atender todas as necessidades do consumidor, já que esse modelo está mais associado à aquisição em maior volume de produtos básicos e outra frequência de compra”, declarou Araújo.

 

Com isso, ele pontua também que a expansão dos formatos mais enxutos de supermercado – como as bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Minimercado Extra – absorvem as demandas regionais, tendo em vista o maior nível de capilaridade de tais negócios. “A loja de ‘vizinhança’ avança nos grandes centros urbanos por conta da densidade demográfica dessas regiões. Isso também reflete uma adequação ao novo perfil do consumidor em diferentes locais”, afirmou ele, destacando o fato de que esses negócios com atuação regional adaptam o portfólio de acordo com demandas específicas.

 

Sobre a importância desses negócios, o Grupo GPA disse, por meio de nota, que “os formatos de ‘proximidade’ apresentam expressivo crescimento na categoria de ‘mesmas lojas’ como resultado do trabalho de ajustes de sortimento em função do bairro e cluster, adequação operacional e reativação das promoções.”

 

Transformação digital

 

Sobre os investimentos em canais virtuais, o balanço trimestral da varejista indica que houve recorde de downloads do aplicativo Meu Desconto, somando 6,5 milhões. Segundo o relatório, o tíquete médio dos clientes que utilizam a plataforma mobile é o dobro gasto pelos demais. Cerca de 40% dos clientes fidelizados já usam o app.

 

As iniciativas digitais começaram a ser desenvolvidas por um departamento exclusivo responsável pelas áreas de tecnologia, fidelidade, CRM, e-commerce alimentar sinergia e também incubação de novos negócios. Por fim, a companhia pontuou no relatório que a venda de alimentos pelo comércio eletrônico apresentou “forte crescimento” em função do impulsionamento das dinâmicas comerciais, ampliação dos serviços express, pick up na loja e melhorias operacionais relacionadas ao prazo de entrega e sortimento de itens.

 

Fonte: DCI

 


Veja também

Receita líquida do GPA cresce 12,4% no 3º tri, para R$12,27 bi

Resultado foi puxado pelo pelo forte desempenho da área de atacarejo representada pela bandeira Assaí, que...

Veja mais
Verdemar inaugura loja no Woods Shopping, no bairro Luxemburgo

Nesta quinta-feira (11 de outubro), a rede mineira de supermercado e padaria Verdemar vai inaugurar a sua 14ª unida...

Veja mais
Atacarejo eleva gama de itens sofisticados

A fim de fidelizar os clientes conquistados durante o período de crise, o atacarejo se aproxima da indústr...

Veja mais
Dia das Crianças tem Oficina de Slime nas lojas Prezunic

  O supermercado Prezunic está no clima do Dia das Crianças e vai promove...

Veja mais
Carrefour dá cupons de desconto válidos até o natal para brinquedos e moda infantil

  Até o dia 14 de outubro, o Carrefour promove sua campanha de Dia das Crian&cce...

Veja mais
Grupo Muffato inaugura Max Atacadista em Arapongas

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (5), uma nova loja Max Atacadista em Arapongas. Os clientes foram recep...

Veja mais
Supermercados Pague Menos privilegia atleta amador

No próximo domingo será realizada a 4ª Corrida e Caminhada Pague Menos para 1500 atletas, que percorr...

Veja mais
Supermercados deverão disponibilizar carrinhos adaptados para crianças com mobilidade reduzida

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo declarou que é constitucional a ...

Veja mais
Casino reafirma que são "totalmente infundadas" notícias de interesse em vender Pão de Açúcar, diz GPA

São Paulo - O grupo varejista francês Casino reiterou que não procedem as informações ...

Veja mais