Márcia Siqueira, avó e consultora de RH do Prezunic |
No grupo Cencosud Brasil, quarta maior empresa supermercadista do país, por exemplo, são mais de 3,7 mil colaboradores com idades acima de 50 anos. É o caso de Márcia Siqueira, 53, consultora de Recursos Humanos da rede carioca Prezunic.
"Eu trabalho desde que meus filhos eram pequenos, e continuei nesse ritmo após me tornar avó. Cresci profissionalmente ao mesmo tempo que avançava na vida pessoal. Casa e trabalho sempre andaram juntas na minha vida e, em ambos os locais, sempre criei relações de cumplicidade e de engajamento", conta.
Márcia divide seu tempo entre o Prezunic, onde trabalha há 17 anos, o casamento de mais de três décadas, os dois filhos e as duas netas, Ana Luiza e Marina, que têm menos de dois anos de idade.
"Muitas das vivências e aprendizados que experimento no Prezunic levo para casa. Nesta empresa, aprendi e aprendo muito. Ouvir antes de tomar decisões foi uma destas lições", diz Márcia.
O vovô Antonio Balbino, 57, é açougueiro há 9 anos na rede Mercantil Rodrigues, em Salvador/BA. Sua neta, Fernanda Balbino, 18, trabalha na mesma loja como Jovem Aprendiz. Apesar da diferença de idade, as duas gerações têm muito a ensinar uma para a outra. Balbino diz que conversa muito com a neta e a aconselha, mas também aprende com ela, que o estimula a usar mais a internet.
"É uma satisfação imensa ver minha neta trabalhando e conquistando o seu espaço. Digo a ela para fazer o serviço direito, com atenção, interesse e responsabilidade. Quanto ao uso da internet, venho me adaptando e aprendendo, aos poucos", conta.
A jovem vovó Morgana Valentim, 43 anos, gerente da loja GBarbosa Tomba, em Feira de Santana/BA, diz ser uma referência para os netos de 6 e 14 anos, além de se sentir feliz na função de avó com pouca idade, mas amadurecida e experiente. Ela conta que ganhou mais um netinho, de 4 meses, e que é gratificante acompanhar o crescimento dele sem a correria e a inquietude de quando fui mãe.
"Tive filhos muito jovem, com pouca maturidade e tendo que trabalhar muito. Hoje, com mais de 20 anos de empresa, continuo trabalhando muito, mas aprendi a conciliar a vida profissional e pessoal", comenta, acrescentando: "Agora, consigo dar mais atenção aos meus netos, que revelam gostar de ter uma avó na ativa, trabalhando. Dia desses, minha neta de 13 anos disse que eu era a avó mais jovem da turma de coleguinhas dela".
Programa Talentos Experientes incentiva a contratação de 50+
Em 2017, a Cencosud Brasil lançou o programa Talentos Experientes, dedicado à contratação de pessoas com mais de 50 anos.
"Além de praticar a inclusão social, investir na contratação dessas pessoas é também uma estratégia. Na maioria das vezes, esses colaboradores, por serem mais maduros, se destacam por serem mais atenciosos, dedicados, terem espírito colaborativo, assiduidade e pontualidade", afirma Fábio Oliveira, gerente de Responsabilidade Social da Cencosud Brasil.
Os interessados em trabalhar na companhia devem cadastrar currículo no site www.vagas.com.br/cencosudbrasil e acompanhar a página da Cencosud S.A. na rede social LinkedIn.
Fonte: Assesoria de Comunicação do Cencosud/Prezunic