Grandes varejistas apresentam recordes de vendas nesta Black Friday

Leia em 2min 10s

O varejo brasileiro se surpreendeu com o recorde de vendas registrado na edição deste ano da Black Friday, realizada na última sexta-feira, 29 de novembro. Entre os principais motivos para o impulso nos negócios, segundo os empresários, estão a liberação de uma parte do saldo nas contas do FGTS, os juros baixos e a demanda por consumo reprimida.

 

O grupo Via Varejo, dono das marcas Casas BahiaPonto Frio e Extra, faturou R$ 1,1 bilhão na data. De acordo com a companhia, esta foi a primeira vez que tal desempenho acontece em apenas um dia de vendas. No terceiro trimestre de 2019, a título de comparação, o valor faturado foi de R$ 6,5 bilhões. Trata-se de um “recorde absoluto”, nas palavras do presidente da companhia, Roberto Fulcherberguer. “Varejo que suporta Black Friday está preparado para escalar qualquer volume de vendas”, comentou.

 

Fulcherberguer disse que há uma melhora do mercado, com as vendas após a Black Friday ainda aquecidas. Por isso, a expectativa é que o Natal também registre bom desempenho e que o próximo ano seja positivo para o setor. “Essa sinalização de recuperação já é o reflexo do que a gente vai ter em 2020”, afirmou. “Não tenho dúvidas de que esse pacote de melhorias no País está se refletindo no varejo.”

 

Magazine Luiza não revela os números, mas afirma que as vendas foram positivas tanto no comércio eletrônico quanto nas lojas físicas do grupo. O diretor de e-commerce da empresa, Eduardo Galanternick, conta que o crescimento foi acima da variação do mercado, que neste ano teve alta de 23,1% em relação a 2018, de acordo com dados divulgados pela Ebit/Nielsen.

 

“É positivo como um todo dar mais poder de compra para o consumidor, seja colocando dinheiro na carteira ou reduzindo custos”, avaliou.

 

Já a Amazon, com atuação apenas em e-commerce, também viu na data deste ano o maior dia de vendas da história da companhia no país. Sem revelar cifras, o diretor de varejo, Daniel Mazini, afirmou que a quinta-feira pré-Black Friday já foi recordista, sendo superada pelo próprio dia da promoção.

 

“A gente estava otimista por causa do bom resultado do Amazon Day (em julho de 2019), que tinha sido muito forte, mas o número bateu o que a gente esperava”, explicou o executivo.

 

Manzini atribui o resultado da Amazon à expansão de 16 para 30 categorias de produtos à venda no site, ao lançamento do serviço Prime e à comercialização de produtos exclusivos, como a assistente de voz Alexa e o alto-falante inteligente Echo.

 

Fonte: Mercado e Consumo

 


Veja também

Sorocaba (SP) Recebe 1ª Loja do Confiança

 A rede Confiança Supermercados inaugurou hoje (05) sua primeira loja na cidade de Sorocaba, São Paul...

Veja mais
Sonda Leva Novo Conceito à Capital Paulista

 Nesta quinta-feira (5) às 9h, o Sonda Supermercados abriu as portas de mais um ponto de venda na cidade de ...

Veja mais
Grupo Muffato confirma 2 lojas e investimento de R$ 50 milhões em Catanduva

Catanduva ganhará duas lojas do Grupo Muffato no primeiro semestre do ano que vem. A novidade foi anunciada na ta...

Veja mais
Cencosud emprega cerca de 1.200 PcDs e oferece oportunidades de crescimento

Superação de limites, conquistas pessoais e busca por crescimento profissional fazem parte da histó...

Veja mais
Rede de supermercados anuncia mais duas lojas na região, com investimento de R$ 50 mi

  Na sexta-feira (dia 29), a prefeita Marta do Espírito Santo se reuniu com Ederson Muffato, um dos acionis...

Veja mais
Carrefour espera a Black Friday mais omnicanal da história

Na sexta-feira, dia 29, o Carrefour Brasil realizará a Black Friday mais conectada de toda sua história. A...

Veja mais
GPA aprova migração para Novo Mercado e conversão de ações; convoca assembleia

O conselho de administração do GPA aprovou na quinta-feira proposta de migração da companhia...

Veja mais
Brasil Atacadista expande rede em Santa Catarina

Em agosto, o grupo Lohn, também proprietário do supermercado Imperatriz, abriu uma nova unidade no sul da ...

Veja mais
Black Friday: varejo e atacado oferecem descontos de até 80% em alimentos e bebidas

Entrando na onda da Black Friday, supermercados do varejo apostam em descontos de 70% a 80% no segmento alimentíc...

Veja mais