De mercadinhos a grandes redes, apps de entrega mudam as vendas no varejo

Leia em 2min 20s

Faz quatro meses que Bruna Braune, de 32 anos, não vai ao supermercado. A gerente de marketing, que quer ter mais tempo para hobbies como ler, assistir a séries ou cozinhar, faz parte de um crescente grupo de consumidores, a maioria de jovens adultos, que tem chamado a atenção do varejo de alimentos.

 

Eles são imediatistas e fazem de tudo para não precisar ir às compras na loja física nem esperar muitas horas para receber em casa o produto adquirido no e-commerce tradicional. Compram pequenas quantidades de alimentos, itens de higiene e limpeza por meio de aplicativos de entregas instalados no smartphone, como iFood e Rappi, que conseguem levar as encomendas ao cliente com mais rapidez.

 

Nos últimos dois anos, turbinado pelo interesse tanto de gigantes, como Carrefour e Grupo Pão de Açúcar (GPA), quanto de varejistas de uma só loja, esse mercado de compras de conveniência feitas por meio de apps de entrega tem avançado exponencialmente, embora ainda represente pouco dentro das vendas totais dos supermercados.

 

"Registramos crescimento de 100% a cada mês", diz Diego Barreto, vice-presidente financeiro do iFood, que começou a oferecer entrega de supermercados parceiros no começo do ano passado. A empresa opera com 400 supermercados em 80 cidades e quer chegar a mil lojas em 200 cidades em meados do ano.

 

No concorrente Rappi, a compra de supermercado é a linha que linha que mais cresce na empresa, depois de refeições, que se propõe a entregar qualquer tipo de produto.

 

Entre os varejistas, um dos pontos que impulsionam o interesse pela venda por meio dos apps de entrega é a atração de novos consumidores. No Carrefour, que há dois anos tem parceria nacional com a Rappi, 63% dos clientes do canal e-commerce food não faziam compras na rede, diz Paula Cardoso, CEO do Carrefour e-Business. "A adesão não é só das camadas de maior renda (mais habituadas a compras online), mas também das classes C e D", ressalta Marcelo Rizzi, diretor do Grupo Big, que testa a parceria com o iFood em uma loja e vai expandir para hipermercados, supermercados e atacarejos.

 

Dados Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo, diz que a parceria dos aplicativos e supermercados é um caminho sem volta, pois o smartphone mudou o hábito de compra e as empresas travam uma corrida para estarem mais bem posicionadas do que as rivais nesse novo mercado. Terra e outros especialistas destacam a oportunidade, mas alertam para o risco estratégico: ao fechar parceria com companhias de delivery, o supermercado pode entregar informações do consumidor para empresas de fora. "A questão é de quem é o cliente.".

 

Fonte: Exame

 


Veja também

Brasil é prioridade para Carrefour, diz CEO

Longe das indisposições que atingiram as relações entre o Brasil e a França no ano pa...

Veja mais
GPA vai permitir pagamento via smartphone em nova unidade

Depois de meses de testes, o GPA finalmente vai estrear sua tecnologia de Scan&Go. A supermercadista implantou a tec...

Veja mais
Para CEO do Carrefour, Brasil é uma prioridade

Longe das indisposições que atingiram as relações entre o Brasil e a França no ano pa...

Veja mais
Supermercado Zona Sul tem Feira de Vinhos de Verão em loja na Barra

Cerca de 180 rótulos de diversos países, dicas e harmonização de vinhos serão a t&oci...

Veja mais
Assaí abre ponto de coleta de resíduos recicláveis em Recife

Desde o dia 17, os moradores de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife, contam com um ...

Veja mais
Rede Fecha Parceria com Marca de Maquiagem

O Carrefour anuncia uma parceria com a Vult para comercializar a linha completa de maquiagem, acessórios e esmalt...

Veja mais
Rede de supermercados oferece 120 vagas de emprego para nova unidade em Campinas

A rede de supermercado Goodbom está com 120 vagas de emprego divididas em 13 cargos em Campinas (SP). A nova unid...

Veja mais
Verão deve movimentar vários setores do varejo

Como o verão as pessoas procuram por produtos que aliviem e protejam do calor, alguns produtos se destacam nas ve...

Veja mais
Minuto Pão de Açúcar prepara inauguração

 A rede de supermercados Pão de Açúcar vai inaugurar uma unidade na próxima sexta-feira...

Veja mais