Ação do grupo fechou em alta de 8,8% na bolsa, a R$ 70,72, terceira maior valorização do dia. Primeira grande varejista de ALIMENTOS a publicar números do primeiro trimestre, o GPA, dono das redes Pão de Açúcar, Extra e Assaí, teve aumento nas vendas no período por causa do isolamento social, que levou a uma alta da demanda nas lojas e em seus sites em março. De janeiro a março, as vendas brutas subiram 15% – entre 14 e 31 de março, a alta foi de 15,8%. Analistas acreditam que medidas acertadas tomadas pela gestão antes da crise também explicam os números, mas ressaltam que a consistência no desempenho dos Supermercados e hipermercados será crucial para “desbloquear” valor para as ações do grupo.
Números sobre rentabilidade devem ser divulgados na publicação do relatório trimestral, no dia 13, mas a retirada de promoções em lojas, e a própria aceleração da receita, podem elevar margens, dizem eles. Ontem, a ação ON fechou em alta de 8,8%, a R$ 70,72, terceira maior valorização do dia. B2W e Via Varejo (alta de 17,1% e 12,3%, respectivamente) foram destaque no pregão, por conta de informações no mercado de que estão crescendo mais rapidamente do que o previsto em venda on-line.
No caso do GPA, com a alta de 15% nas vendas brutas de janeiro a março no país, o montante atingiu R$ 15,9 bilhões. Em “mesmas lojas” (em operação há mais de 12 meses), a expansão foi de 6,9%. No Assaí, que sentiu a queda na demanda de hotéis, bares e restaurantes, mas verificou aumento na venda para pessoas físicas, a alta foi de 23,8%. As vendas para pessoa física passaram de 50% para 70% do total da receita da rede de atacarejo. No braço de varejo, a alta atingiu 6,2% – mas a taxa foi puxada mais pelo desempenho dos Supermercados do que pelos hipermercados, que cresceram 0,6% no trimestre.
No comércio eletrônico, a elevação foi de 82% no primeiro trimestre (120% nos últimos quinze dias de março). O percentual do on-line nas vendas totais, antes em 2%, apurou o Valor, foi a 3%. Credit Suisse, BB Investimentos e BTG Pactual consideraram os números positivos de forma geral – o BTG destacou os números dos hipermercados como principal aspecto negativo. Entre esses analistas, foi mantida recomendação de compra para a ação. “Vemos uma tendência positiva para GPA nos próximos trimestres, com a empresa se beneficiando do aumento do tráfego devido à covid-19, bem como a conversão de lojas de hipermercado no formato de atacarejo [Assaí], fechando lojas não lucrativas”, diz a equipe liderada pelo analista Luiz Guanais. No trimestre, o GPA fechou cinco lojas de hipermercados e destas, três foram convertidas em Assaí. A ABRAS, associação de Supermercados, entende que apesar do bom momento, o setor pode sentir, como os demais segmentos da ECONOMIA, os efeitos da recessão no ano.
Fonte: Food Innovation