Fábio Queiroz: “Higiene vai virar o grande diferencial no mercado”

Leia em 2min 40s

Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), foi o quinto convidado da série Os Planos da Retomada, que busca debater com executivos e empresários soluções e estratégias para reerguer o Rio diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. O bate-papo aconteceu na terça (30), no instagram da Veja Rio, e foi conduzida pela editora-chefe da revista, Fernanda Thedim, que abordou como os supermercados estão lidando com as fases da flexibilização. Abaixo, alguns trechos da conversa:


Mudança de comportamento

 

"A primeira que veio para ficar, diga-se, é a questão da higienização. As pessoss nunca mais voltarão para o nível de higienização pré-pandemia. Eles vão priorizar lugares mais seguros, mais limpos. O brasileiro gosta de ser bem atendido.O que vamos reparar fácil no consumidor a prioridade de ser sentir seguro com a higienização. Higiene vai virar diferencial no mercado".


Fiscalização

 

No início da pandemia, nós soltamos uma cartilha para todos os associados com todas as boas práticas de higienização. E fomos evoluindo à medida que ficávamos mais por dentro da doença e sua forma de contágio. O Brasil nunca enfrentou nenhuma crise como agora, então tudo e novidade. Hoje temos um protocolo muito bem estabelecido. Se houver uma diferença do mercado para o outro, alguém está descumprindo ordens. Não é obrigatório aferir a temperatura dos consumidores no mercado. É uma opção. Mas higienizar a mão do consumidor na entrada é obrigatório. A ASSERJ está atenta para fazer cumprir as diretrizes.


Obrigatório x Opcional

 

O protocolo é bastante extenso, mas vou te citar alguns exemplos: entrada da loja; é preciso que os carrinhos sejam higienizados a cada uso. Álcool em gel na entrada e saída da loja. E um funcionário álcool 70% na mão do consumidor. Dentro da loja; nas áreas setorizadas temos que colocar produtos pré fatiados para que não haja fila. Já no caixa; é necessário um distanciamento de 1 metro e meio marcado no solo, no chão da loja. Precisa obrigatoriamente o acrílico da operadora de caixa do consumidor. Além dos equipamentos de proteção para os funcionários.


Oscilação de gostos

 

Logo quando a covid-19 chegou no Brasil, as pessoas correram para pegar papel higiênico. Foi algo fora de proporção. Mas depois desse primeiro momento, notamos que os produtos que mais ganharam espaço foram o mel, produtos de higiene e limpeza, alimentos congelados, bebidas e sucos e doces.

 

Sacola Plástica

 

Foi uma briga difícil. A mudança de comportamento não é fácil e os consumidores entenderam essa necessidade. A gente está num processo de tirar o plástico de circulação. Temos a lei dos canudos, lei das sacolas e teremos de plástico uso único. A gente não está satisfeito com 2 bilhões de plástico por ano. Queremos reduzir muito mais. É um processo. Se a gente parar por aqui não é legal. Tiramos 75% de plástico. Somos um dos setores que impactam muito nessa história do plástico. Começamos a desenhar uma nova etapa e não tenho dúvida que será mais uma a ser enfrentada.

 

Fonte: Veja Rio online

 


Veja também

Grupo Pão de Açúcar acerta a venda de 36 imóveis para fundos imobiliários da TRX

O Grupo Pão de Açúcar acertou a venda de 36 imóveis por um total de R$ 1,020 bilhão. ...

Veja mais
CD Extra para o E-commerce

O ClubeExtra.com.br, e-commerce alimentar da rede Extra, quintuplicou a quantidade de clientes com mais de 60 anos duran...

Veja mais
Rede mira novos mercados

Neste mês, a cidade de Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro, receberá duas operaç&ot...

Veja mais
Assaí Atacadista lança o cartão Cesta Básica

No prazo de 40 dias, o Assaí Atacadista e a Epay, especialista em soluções pré-pagas, desenv...

Veja mais
Supermercados Copercampos melhoram posição na Pesquisa Ranking Abras

Elaborado em parceria com a Nielsen, o Ranking da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS, di...

Veja mais
Verdemar lança linha exclusiva de Kombucha

A rede mineira Verdemar acaba de lançar uma linha exclusiva de Kombucha, bebida originada pela infusão de ...

Veja mais
Rede Confiança Supermercados: festas juninas e julinas em casa

Pensando no momento atípico que estamos vivendo, a rede paulista Confiança Supermercados está com u...

Veja mais
Muffato Revitaliza Loja no PR

Nesta terça-feira (30), acontece a reinauguração do Super Muffato Olarias, localizado em Ponta Gros...

Veja mais
Girassol abrirá filial em Itapema

O Girassol Supermercados foi fundado em 1998 na cidade de Bombinhas e esse ano irá abrir a sua primeira filial, n...

Veja mais