De acordo com publicação da SuperVarejo, na semana passada, o Grupo Dia anunciou o fechamento de todas as suas lojas próprias e franquias, no Rio Grande do Sul. Ao todo foram 70 unidades encerradas e 753 demissões, mas conforme negociação recente, a Rede Polo pretende comprar 57 destas lojas e recontratar as pessoas que tiverem interesse em continuar atuando nas lojas.
Com sede em Lajeado (RS), a Rede Polo costuma usar o nome de Roal Master. É cogitado inclusive a compra do centro de distribuição do Dia, na cidade de Nova Santa Rita (RS). A proposta aguarda somente a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
Até lá, foram negociados entre a direção do Dia e o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec), Nilton Neco, as seguintes situações para os colaboradores: 90 dias de plano de saúde para eles e seus dependentes, cesta básica, e o pagamento de 20% extra pelo valor devido. O período vai considerar, inclusive, o tempo que todos ficarão parados até que a nova empresa assuma as lojas.
Também há uma expectativa de que os contratos do Dia possam ser mantidos. Entre eles, a locação dos imóveis, por exemplo, que foi acordada para um prazo mais longo do que os nove anos que a rede operou no estado. Outra questão será a recolocação dos 753 funcionários que perderão o emprego. Neste caso, a reunião com o Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec) já foi marcada para esta semana.
O Grupo Dia chegou a ter mais de 80 supermercados no Rio Grande do Sul e passa o legado para a Polo, que já atua no estado há mais de 20 anos.
Fonte: Super Varejo