GPA quer aumentar rentabilidade de hipermercados em relação ao atacarejo

Leia em 1min 30s

O GPA pretende aumentar a rentabilidade de seus hipermercados em relação ao modelo de atacarejo, de acordo com o Goldman Sachs. O banco participou de uma reunião com analistas realizada pela companhia, e destaca ainda os projetos de expansão da marca Pão de Açúcar.

 

Os analistas Irma Sgarz, Felipe Rached e Chandru Ravikumar afirmam que a direção do GPA planeja mudar a proposta de valor dos hipermercados, que respondem por 43% do mix de receitas do grupo. De acordo com o relatório, a competitividade dos preços nos hipermercados é de 115% em relação ao modelo adotado pelo Assai. O GPA planeja reduzir o patamar para 105% a 106%.

 

O Goldman Sachs pontua que no terceiro trimestre de 2020 os hipermercados reportaram lucratividade de cerca de 7,7%, próximo aos níveis do GPA. “A administração, porém, reconhece os ventos favoráveis da pandemia e está focada em manter esse nível de margem no futuro”, afirma o banco.

 

Outro objetivo do GPA é expandir a marca Pão de Açúcar de 33% para 40% das vendas totais, por meio da aceleração de expansão orgânica. A companhia não estabeleceu meta, mas destaca cerca de 300 cidades com potencial geográfico.


O diretor-presidente da companhia, Peter Estermann, afirmou que a marca de alto padrão da companhia teve menor foco em meio ao desenvolvimento de hipermercados e supermercados de baixa renda.

 

O GPA pretende ainda abrir novos centros de distribuição e locais de clique e coleta. O omnichannel atingiu 12% das receitas do Grupo Éxito no ano passado, alta de 8 pontos percentuais, enquanto o GPA alcançou 4,7%, alta de 3 pontos percentuais. De acordo com a companhia, o desempenho foi impulsionado pelas “severas restrições de bloqueio” na Colômbia, principal área do Éxito.


Fonte: Newtrade 


Veja também

Atacadão abre vagas de emprego no Rio Grande do Sul

O Atacadão está com vagas abertas para a contratação de 650 profissionais no Rio Grande do S...

Veja mais
Spani Atacadista vai investir R$ 35 milhões em loja em Araras

A rede Spani Atacadista anunciou na última semana a instalação de sua primeira loja nesse ano que s...

Veja mais
Grupo Coutinho inaugura 11 lojas até agora

Se por um lado a pandemia tem demandando muitos desafios para todos os setores, pelo outro, redes supermercadistas do Es...

Veja mais
Era Makro, Agora é Atacadão

Atacadão, bandeira de cash & carry do Grupo Carrefour Brasil, irá inaugurar três unidades no Rio...

Veja mais
Investimento de 15 Milhões

Amanhã (03), acontece a inauguração da segunda loja da rede de supermercados Jaú Serve em Ba...

Veja mais
Assaí prevê inaugurar 123 lojas em cinco anos

A rede de atacarejo Assaí começa nova fase após março, com um plano de oferta pública...

Veja mais
GPA reinaugura cinco lojas do Mini Extra e do Minuto Pão de Açúcar

No último dia 29 de janeiro, foram reinauguradas três unidades do Minuto Pão de Açúcar...

Veja mais
Carrefour ganha concurso de embalagens sustentáveis

Uma das maiores redes de varejo do mundo lança, no Brasil, o Desafio de Embalagens Sustentáveis Carrefour....

Veja mais
Grupo Mateus inaugura duas lojas no Pará

Itupiranga foi escolhida para o pontapé inicial das inaugurações do Grupo Mateus em 2021. O munic&i...

Veja mais