Itambé reaproveita 100% da água que sobra de seu processo de produção

Leia em 2min 30s

As fábricas da Itambé, uma das maiores empresas nacionais do setor lácteo, diminuíram em mais de 30% a necessidade de utilizar a água de poços artesianos, rios ou concessionárias de abastecimento. A iniciativa é parte das ações para utilização eficiente dos recursos hídricos, um dos focos da empresa, e contou com a instalação, em novembro e dezembro de 2018, de duas unidades de tratamento nas fábricas de Goiânia e Uberlândia, respectivamente.

 

Na Itambé, além do reaproveitamento de água em equipamento, como por exemplo as caldeiras que produzem vapor, a água retirada do leite durante o processo de produção é transformada em água potável e utilizada no próprio processo industrial após passar por um sistema de tratamento. Isso permite o reaproveitamento de 100% dessa água.

 

Outras ações que reforçam os compromissos socioambientais da Itambé são na geração de energia das caldeiras que, hoje, são provenientes de fontes renováveis (sendo a lenha ou o cavaco de madeira os principais combustíveis). Existem também os sistemas de tratamento de efluentes, nos quais a meta de eficiência interna de limpeza é 25% acima das exigências legais, além da gestão eficiente de resíduos - que recicla 98% do que é gerado pelas fábricas.

 

"Todos esses processos foram pensados para o melhor aproveitamento dos recursos naturais e convivência harmoniosa com todas as comunidades locais. Assim, a companhia contribui com o entorno, com a sustentabilidade da cadeia de produção e torna seus processos mais eficazes", explica o gerente de Sustentabilidade da Itambé, Mauricio Petenusso.


Responsabilidade social

 

A Itambé tem um projeto de responsabilidade social e relacionamento junto à comunidade chamado Comitê de Sustentabilidade do Entorno. Nele é feito um diagnóstico sócio participativo para levantamento de questões locais, com a participação dos moradores, e a promoção de encontros nas fábricas. A intenção do projeto é trazer as pessoas para perto da empresa para entender as principais necessidades da população e solucionar as questões pertinentes.

 

A Fábrica de Sete Lagoas, por exemplo, abriu as portas para os vizinhos conhecerem o funcionamento da empresa e os projetos de sustentabilidade. Os convidados também puderam tirar dúvidas e dar sugestões, que foram listadas e farão parte de planos de ação.

 

Itambé


A Itambé Alimentos S/A é uma empresa mineira presente há 70 anos no mercado. Diariamente, a marca transforma 3 milhões de litros de leite em um portfólio completo de derivados lácteos - são mais de 160 produtos entre leites, iogurtes, requeijões e doce de leite, produzidos dentro dos mais altos padrões de qualidade e inovação. Considerada uma das três maiores empresas de laticínios do país, conta com mais de sete mil fornecedores e 3,6 mil funcionários diretos. A companhia possui cinco unidades industriais, sendo quatro em Minas Gerais (MG) - Pará de Minas, Sete Lagoas, Guanhães e Uberlândia - e uma em Goiânia (GO).

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Itambé

 


Veja também

Grupo Bimbo reduz em mais de 100 mil toneladas de CO2 e sua pegada de carbono

O Grupo Bimbo anuncia uma diminuição de mais de 100 mil toneladas de CO2e em suas operações ...

Veja mais
Nova lei para sacolas de supermercados no Rio de Janeiro

As sacolas plásticas que, devido ao mau uso, acabam contribuindo com a poluição dos mares e oceanos...

Veja mais
Supermercado incentiva coleta seletiva com sacolas diferentes

As ações sustentáveis e de bem-estar social vêm ganhando espaço no mercado a cada dia,...

Veja mais
Cervejaria Ambev dá 1ºpasso para abastecer 100% de suas operações com energia renovável

A Cervejaria Ambev irá inaugurar, no início de 2019, uma usina solar em sua Cervejaria de Uberlândia...

Veja mais
Fórum vai debater sustentabilidade na agroindústria

A professora da Unibrasil e co-fundadora da Escola de Sustentabilidade, de Curitiba, Luciana Mueller, vai falar sobre o ...

Veja mais
Estabelecimentos comerciais terão que fornecer embalagens com matérias-primas biodegradáveis

O Projeto de Lei (PL) nº 104/2015, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que dispõe sobre a ...

Veja mais
Jaú Serve e Special Dog se unem em prol dos animais

   As lojas do Supermercados Jaú Serve estão com uma caixa para coleta de doa&c...

Veja mais
Grupo Bimbo doará 1,4 milhão de fatias de pão para instituições que combatem a fome

A Global Energy Race, corrida de rua promovida pelo Grupo Bimbo no último domingo (23), irá doar 1,4 milh&...

Veja mais
Tendência mundial empurra gigantes do varejo em direção à economia verde

O conceito de sustentabilidade saiu do campo da teoria e passou a habitar efetivamente o ambiente de negócios de ...

Veja mais