As fábricas da Itambé, uma das maiores empresas nacionais do setor lácteo, diminuíram em mais de 30% a necessidade de utilizar a água de poços artesianos, rios ou concessionárias de abastecimento. A iniciativa é parte das ações para utilização eficiente dos recursos hídricos, um dos focos da empresa, e contou com a instalação, em novembro e dezembro de 2018, de duas unidades de tratamento nas fábricas de Goiânia e Uberlândia, respectivamente.
Na Itambé, além do reaproveitamento de água em equipamento, como por exemplo as caldeiras que produzem vapor, a água retirada do leite durante o processo de produção é transformada em água potável e utilizada no próprio processo industrial após passar por um sistema de tratamento. Isso permite o reaproveitamento de 100% dessa água.
Outras ações que reforçam os compromissos socioambientais da Itambé são na geração de energia das caldeiras que, hoje, são provenientes de fontes renováveis (sendo a lenha ou o cavaco de madeira os principais combustíveis). Existem também os sistemas de tratamento de efluentes, nos quais a meta de eficiência interna de limpeza é 25% acima das exigências legais, além da gestão eficiente de resíduos - que recicla 98% do que é gerado pelas fábricas.
"Todos esses processos foram pensados para o melhor aproveitamento dos recursos naturais e convivência harmoniosa com todas as comunidades locais. Assim, a companhia contribui com o entorno, com a sustentabilidade da cadeia de produção e torna seus processos mais eficazes", explica o gerente de Sustentabilidade da Itambé, Mauricio Petenusso.
Responsabilidade social
A Itambé tem um projeto de responsabilidade social e relacionamento junto à comunidade chamado Comitê de Sustentabilidade do Entorno. Nele é feito um diagnóstico sócio participativo para levantamento de questões locais, com a participação dos moradores, e a promoção de encontros nas fábricas. A intenção do projeto é trazer as pessoas para perto da empresa para entender as principais necessidades da população e solucionar as questões pertinentes.
A Fábrica de Sete Lagoas, por exemplo, abriu as portas para os vizinhos conhecerem o funcionamento da empresa e os projetos de sustentabilidade. Os convidados também puderam tirar dúvidas e dar sugestões, que foram listadas e farão parte de planos de ação.
Itambé
A Itambé Alimentos S/A é uma empresa mineira presente há 70 anos no mercado. Diariamente, a marca transforma 3 milhões de litros de leite em um portfólio completo de derivados lácteos - são mais de 160 produtos entre leites, iogurtes, requeijões e doce de leite, produzidos dentro dos mais altos padrões de qualidade e inovação. Considerada uma das três maiores empresas de laticínios do país, conta com mais de sete mil fornecedores e 3,6 mil funcionários diretos. A companhia possui cinco unidades industriais, sendo quatro em Minas Gerais (MG) - Pará de Minas, Sete Lagoas, Guanhães e Uberlândia - e uma em Goiânia (GO).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Itambé