Consumidores têm dificuldade em identificar sustentabilidade nas marcas

Leia em 2min 30s

Preocupações ambientais de empresas e consumidores têm influenciado cada vez mais como os produtos são produzidos, embalados e, principalmente, escolhidos pelos shoppers. No estudo "Who Cares, Who Does", a Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, concluiu que apesar de se preocupar com o assunto, 48% das pessoas no mundo acreditam que a responsabilidade de limitar o desperdício de plástico é dos fabricantes, enquanto no Brasil esse número chega a 53%. Ainda de acordo com os brasileiros, 21% acreditam ser responsabilidade do governo limitar esse material, 15% apontam os próprios consumidores como responsáveis e 8% o atribuem ao varejo. 

 

Na percepção do consumidor, 87% das marcas e 91% dos varejistas não estão trabalhando de forma satisfatória para reduzir o impacto do material plástico no meio ambiente. Por isso, os shoppers têm dificuldade em relacionar marcas aos cuidados ambientais e apenas 13% dos brasileiros conseguem citar uma marca que seja referência positiva em relação à sustentabilidade. Entre os varejistas, o índice é ainda menor: 9%.

 

Globalmente, dentre as principais medidas de melhorias sugeridas pelos consumidores estão o uso de embalagens alternativas ao plástico (44%), embalagens 100% reutilizáveis (44%) e redução da quantidade de plástico nas embalagens (42%). Além disso, 79% acreditam na redução ou eliminação do plástico para embalar produtos frescos e 62% gostariam de ver mais pacotes totalmente recicláveis ou biodegradáveis nos pontos de venda.

 

Ao lado destas preocupações e do posicionamento em relação às marcas, a América Latina e a Ásia são as regiões em que individualmente as pessoas menos trabalham por mudanças ambientais. “Esta lacuna entre o comportamento de compra dos consumidores, seus desejos por mudanças e suas ações foi identificada no estudo como green gap”, explica Manuela Bastian, Diretora de Expert Solutions da Kantar.

 

O estudo também dividiu os consumidores em quatro categorias: os Eco Actives, que inserem na sua rotina cuidados para reduzir o uso do plástico; os Eco Believers, que reconhecem a importância do assunto e tomam pequenas ações; Eco Considerers, que consideram a má utilização do plástico como um hot topic, mas não possuem senso de urgência em torno desse assunto; e os Eco Dismissers, que não acreditam que o plástico seja um problema grave e possuem pouco ou nenhum interesse nos desafios ambientais. No Brasil, apenas 6% são considerados Eco Actives e 4% Eco Believers, enquanto 18% são Eco Considerers e 72% Eco Dismissers. Globalmente, estes números são, respectivamente, de 16%, 14%, 22% e 49%.

 

De forma geral, mudança climática, desperdício de plástico e poluição das águas são as principais preocupações dos consumidores no mundo todo. Na América Latina, o top 3 é diferente e passa pela preocupação com poluição, falta e desperdício de água. Além disso, na região, 68% estão apreensivos com a presença de plástico nas águas, 64% com o risco que ele causa aos animais marinhos, 61% à poluição do ar e 59% à destruição da natureza.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar


Veja também

Nestlé lança bot pelo WhatsApp que tira dúvidas sobre reciclagem

A Nestlé lança oficialmente o EcoBot, uma tecnologia que tira dúvidas e orienta as pessoas sobre o ...

Veja mais
Startup Transforma Lixo em Dinheiro

A startup de sustentabilidade Coletando Soluções realiza a troca de lixo por crédito. O empres&aacu...

Veja mais
Varejo acelera troca de plástico descartável

Varejistas que vendem refeições, bebidas e doces na cidade de São Paulo estão abandonando pr...

Veja mais
Proibição a canudos plásticos já está valendo em Porto Alegre

Desde o dia 1º de fevereiro, está proibida a comercialização e a distribuição de...

Veja mais
Bagaço da cana-de-açúcar pode se tornar substituto do petróleo na fabricação de plásticos

A Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um composto derivado do bagaço de cana que pode substituir o...

Veja mais
Maioria dos brasileiros já mudou consumo por preocupação com as mudanças climáticas

Sete em cada dez brasileiros (68%) dizem já ter modificado hábitos de consumo devido à preocupa&cce...

Veja mais
PepsiCo alcança meta de 100% de sua produção de batata sustentável no Brasil

A PepsiCo, que tem forte atuação no segmento agrícola brasileiro há 66 anos, anuncia que ati...

Veja mais
Sacolas de compras que não poluem os oceanos serão vendidas no Japão

Uma empresa com sede no oeste do Japão desenvolveu sacolas de compras que não poluem os oceanos. A Fukusu...

Veja mais
Giz promove licitação para treinar e capacitar mecânicos e técnicos de refrigeração

A Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft f&uu...

Veja mais