Adoção de IA em supermercados deve crescer 400%

Leia em 1min 10s

Tecnologia pode trazer redução de custos de US$ 113 bilhões para as empresas, mas existe alto potencial de eliminação de empregos

 

Por Renato Müller

 

A adoção de Inteligência Artificial pelas redes supermercadistas deverá ter uma expansão de 400% até o final de 2024, de acordo com um estudo realizado pela Grocery Doppio e pelo FMI – Food Industry Association. A implementação de soluções de IA poderá, segundo o estudo, gerar US$ 113 bilhões em redução de custos para as empresas, com os maiores ganhos em gestão de estoques (US$ 58,4 bilhões), otimização de preços e sortimento (US$ 21,1 bilhões) e marketing (US$ 15,7 bilhões).

 

Uma questão que impactará profundamente o varejo é a possibilidade de redução do headcount das lojas físicas pelo uso de IA. Segundo os 152 executivos entrevistados pela Grocery Doppio, a Inteligência Artificial pode eliminar 18% das posições no piso de loja, 73% das atuais tarefas realizadas nos PDVs e 53% das perguntas feitas aos clientes para as equipes.

 

Embora esteja claro para o varejo que a IA tem um grande potencial para transformar a execução de estratégias omnichannel, somente 13% dos entrevistados dizem estar usando a tecnologia em mais de uma área das lojas. Entretanto, 74% levam em conta recursos de IA na hora de avaliar a implementação de novos softwares.

 

Redação SuperHiper 

 


Veja também

5 dicas para potencializar o app do seu e-commerce

Um dos principais canais de vendas para o varejo no geral, apps também são boa opção para as...

Veja mais
Código 2D: interação e conectividade são atrativos para o consumidor

Empresa implementa QR Code nos produtos para levar mais informação aos seus consumidores   A utiliz...

Veja mais
Amazon domina e-commerce dos EUA, mas Walmart promete briga

Gigantes varejistas aumentam participação no varejo online americano, diminuindo oportunidades para concor...

Veja mais
Como aumentar suas vendas online no Dia dos Namorados

Destacamos algumas dicas de como vender e aproveitar esta data que tanto movimenta o varejo   Com o Dia dos Namor...

Veja mais
Dia dos Namorados: quatro dicas para um e-commerce eficiente

Em 2022, o e-commerce faturou R$ 6,54 bilhões com a data; a previsão para 2023 é de alta nas vend...

Veja mais
Self checkout evolui para fazer varejo vender mais

Tecnologia acelera experiência de compra dos clientes e aumenta rentabilidade dos pontos de venda   Por Ren...

Veja mais
Fator humano é decisivo para o sucesso das novas tecnologias no varejo

Big data e inteligência artificial são grandes aliados do setor, mas saber lidar com os desafios dos tr&eci...

Veja mais
Geração Z lidera a mudança para o phygital no varejo

Combinação entre físico e digital é a modalidade favorita para quem já conhece o melh...

Veja mais
Dia das Mães: ticket médio no e-commerce aumenta 25%

30% das vendas totais foram registradas na semana anterior à data   As vendas para o Dia das Mães e...

Veja mais