A previsão inicial para o giro de negócios virtuais em 2010 era de R$ 14,3 bilhões.
As vendas no comércio eletrônico devem crescer 40% neste Natal, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, câmara-e.net. A expectativa é que os consumidores movimentem R$ 3,3 bilhões no último trimestre, levando o faturamento do varejo virtual a ultrapassar os R$ 15 bilhões em 2010.
A previsão inicial para o giro de negócios virtuais em 2010 era de R$ 14,3 bilhões. No primeiro semestre deste ano, os consumidores brasileiros movimentaram R$ 6,7 bilhões em compras on-line.
A alta de 40% em relação aos seis primeiros meses de 2009 foi impulsionada pela venda de televisores para a Copa do Mundo e a vigência da redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca. Os especialistas previam uma redução para o segundo semestre.
Destaques – Os produtos de informática e os eletrônicos devem liderar as vendas no Natal. Segundo a câmara, nas três semanas anteriores à data, os varejistas vendem o equivalente a oito semanas médias. O Natal representa 16% das vendas no ano.
Para o presidente da câmara-e.net, Manuel Matos, os varejistas devem reforçar a infraestrutura para garantir o atendimento à demanda. "Um ponto crucial é o processo de logística na entrega dos produtos, pois o e-varejista deve garantir a chegada da mercadoria no tempo devido", disse.
O Brasil tem hoje cerca de 70 milhões de internautas e os usuários ativos somam quase 40 milhões de pessoas, segundo levantamento do Ibope.
O número de internautas que fizeram ao menos uma compra virtual chegou a 20 milhões de consumidores até o final de junho deste ano. A previsão para o final de 2010 é que um contingente de mais 3 milhões de pessoas entre para o mercado virtual – o que significará um aumento de 30% na base total de consumidores virtuais no Brasil.
Veículo: Diário do Comércio - SP