Comércio eletrônico brasileiro registra crescimento de 32%

Leia em 2min

As vendas pela Internet continuam com um ritmo para lá de acelerado no varejo brasileiro e demonstram que o setor ganha cada vez mais destaque nos gastos dos consumidores locais. Apenas na primeira quinzena de janeiro deste ano, o segmento viu um incremento de 32% em relação ao mesmo período do ano passado, quando as empresas que atuam no comércio eletrônico (e-commerce) faturaram cerca de R$ 1,05 bilhão.

Segundo levantamento divulgado recentemente pela consultoria e-bit, coube aos saldões da primeira semana de janeiro impulsionarem esse desempenho, gerando uma bela receita para as empresas que atuam nas vendas on-line.

De acordo com Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos, portal responsável por trazer ao e-commerce brasileiro a Black Friday e o Boxing Day, o cenário é para lá de positivo e deve ser comemorado. "Os números comprovam que o ano de 2012 vai quebrar recordes. As lojas virtuais devem investir em estrutura para conseguirem dar conta desse avanço de mercado", disse ele, por meio de nota.

Em apenas duas semanas, foram 2,78 milhões de pedidos realizados pela Internet, um crescimento de 35% comparado à mesma fase de 2011. Quanto ao valor do tíquete médio, houve queda de 2%, de R$ 388 a R$ 379, valor ainda maior do que a média de 2011, de cerca de R$ 350. Outro dado positivo foi a redução dos atrasos das entregas, que no início de 2011 eram de 19% e caíram para 16%. Os produtos de alto valor agregado se mostraram os preferidos dos clientes. Os eletrodomésticos foram os mais vendidos, seguidos pelos de informática e eletrônicos. Em quarto lugar ficou casa e decoração, seguido de perto pelo de livros e revistas.

2011

No início de 2012 a Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico, conhecida como Camara-e.net, divulgou levantamento que aponta crescimento no faturamento do setor entre 2010 e o ano passado. Segundo apurações da entidade, o e-commerce teve aumento de 26% nas vendas durante o período, movimentando aproximadamente R$ 18 bilhões.

Para Igor Senra, presidente do Moip (www.moip.com.br), empresa de pagamentos on-line voltada para os pequenos e médios empresários, o crescimento apontado pela Camara-e vai ao encontro da previsão feita no início de 2011. "No começo do ano passado esperávamos um crescimento entre 25% e 30%, em relação a 2010. Acredito que o comércio eletrônico no Brasil vem se consolidando a cada temporada, com novos modelos que atraem o consumidor", pontua Senra.


Veículo: DCI


Veja também

Startup brasileira atrai capital estrangeiro

País é visto como a bola da vez no Vale do Silício, segundo empreendedor que recebeu aporte de fund...

Veja mais
Cielo movimenta 7,6% do PIB em operações com cartões

Ao longo do primeiro ano completo da abertura do mercado de cartões, no qual foi extinta a exclusividade entre co...

Veja mais
De varejistas a bancos, mundo "geek" atrai vários setores

Quem vai à Campus Party, evento de tecnologia que acontece nesta semana em São Paulo, não precisa p...

Veja mais
Adaptação da era digital será maior tendência do comércio

O universo da tecnologia, com a era digital criada em meio às lojas virtuais e a utilização das red...

Veja mais
Gerador de senhas brasileiro ganha mercado externo

No mercado de tecnologia bancária, dominado por gigantes americanas, uma pequena companhia brasileira começ...

Veja mais
Saldões movimentam comércio eletrônico

O ano de 2012 começou bem para o comércio eletrônico. Os saldões da primeira quinzena de jane...

Veja mais
Cobrança de ICMS no destino encarece o comércio on-line

Especialistas afirmam que aumentou o prejuízo das empresas devido ao acordo feito entre 19 estados mais o Distrit...

Veja mais
PayPal fecha o ano com 30 mil clientes varejistas

Com a meta de fazer do País a quinta maior operação da companhia no mundo nos próximos tr&ec...

Veja mais
Varejo eletrônico atrai empresa japonesa ao BR

Diante do crescimento do número de adeptos ao comércio eletrônico (e-commerce) no País, empre...

Veja mais