A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) divulgou em parceria com a Compre e Confie, empresa de inteligência em mercado focada em e-commerce, um relatório que mostra que as compras online dos supermercados aumentaram em 80% com a crise causada pelo coronavírus.
O estudo compara as vendas realizadas no período de fevereiro a março de 2020 as que foram feitas no mesmo período do ano passado.
Em números, a pesquisa mostra que houve um aumento significativo no consumo das categorias não só dos supermercados (80%), como também da saúde (111%) e de beleza e perfumaria (83%). Por outro lado, alguns segmentos tiveram uma forte queda, são eles: o de câmeras, filmadoras e drones (-62%), games (-37%), eletrônicos (-29%) e automotivo (-20%).
Outros setores que costumam vender mais também tiveram queda, enquanto outros ganharam protagonismo. “A tendência é que o cenário continue dessa forma, com consumidores cada vez mais engajados nas compras à distância”, explica André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.
Mauricio Salvador, presidente da ABComm, também compartilha de ideia parecida. "A falta de mobilidade urbana é um atrativo valioso para o varejo digital, por isso as empresas precisam começar a vender online e buscar presença digital."
No entanto, o setor já demonstra uma preocupação com a logística das entregas. Por isso, empresas como por exemplo a Amazon, nos Estados Unidos, movimentam-se para contratar mais profissionais para os centros de distribuição e suas redes de entrega.
Fonte: SuperVarejo