Coca-Cola começa engarrafar com PET reciclado no ano que vem

Leia em 2min 20s

A Coca-Cola Brasil pretende reciclar 60% das garrafas PET que utiliza já no primeiro semestre do ano que vem, por meio da construção de uma unidade de reciclagem. A empresa está apenas esperando a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de sua homologação para usar esse tipo de tecnologia. "É um investimento razoável. Mas como aconteceu com o alumínio, no início o processo é caro. Depois, ganha escala e será, no futuro, como as latinhas hoje, totalmente recicladas", diz o vice-presidente de comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões. 

 

O local para a fábrica ainda não foi definido, mas o investimento, segundo José Mauro de Moraes, diretor de meio ambiente da Coca-Cola, deve ser de R$ 35 milhões para uma unidade que processaria, anualmente, 25 mil toneladas de garrafas usadas e produziria 20 mil novas unidades. A empresa, explica Simões, usará o sistema chamado de "bottle to bottle" ou BTB ou (garrafa a garrafa), liberado pela Anvisa em 18 de março deste ano. Por essa tecnologia, o PET passa por um processo de limpeza, moagem e derretimento. Após ser derretido, ele é misturado ao PET virgem, também na forma líquida, e daí são produzidas as novas garrafas. 

 

Hoje, conforme Simões, a Coca-Cola mantém projetos de recolhimento de garrafas. Esses projetos de reutilização do PET e também a nova fábrica para reciclagem fazem parte do programa de sustentabilidade "Viva Positivamente", para o qual a companhia inicia uma campanha publicitária a partir do próximo domingo. O "Viva Positivamente" está dentro do orçamento de investimentos de R$ 1,5 bilhão para 2008 anunciado pela empresa no início do ano. 

 

"Estamos mantendo esse cronograma de investimento até dezembro", diz o vice-presidente, se referindo a possíveis reflexos da crise financeira agravada esta semana pela falência do banco americano Lehman Brothers. Para o ano que vem, entretanto, a companhia não revela o quanto investirá. "Não vamos colocar o pé no freio. Mas não sei exatamente qual será nosso ritmo de crescimento", afirmou Simões. 

 

A Coca-Cola terá, em outubro, o mexicano Xiemar Zarazúa no lugar de Brian Smith, há seis anos como presidente no Brasil. Smith irá assumir a Coca-Cola México, maior mercado da empresa no mundo, fora dos EUA. Zarazúa, que há dois anos preside a unidade América Central e Caribe, tem formação diferente da de Smith, segundo Simões. "O Brian tem uma grande experiência internacional. Foi importante para a virada que a empresa deu nesses anos, com o lançamento de novos produtos e aquisições. Já o Zarazúa é mais forte na questão operacional. Será importante para sustentar tudo o que a Coca-Brasil expandiu nesses anos." 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Combinação de cerveja com menta

  Veículo Revista AGAS...

Veja mais
Vinho - Dificuldade no comércio, avanço na qualidade

O momento é de crise para o vinho brasileiro. Impostos, lei seca e a concorrência dos importados fizeram qu...

Veja mais
Casa Valduga lança novos vinhos da linha Arte tintos, branco e espumantes

Série agora tem varietais com a qualidade Valduga e foco no consumidor brasileiro   A Casa Valduga apresen...

Veja mais
Refrigerantes

A Vonpar registrou a sua maior participação de mercado da história na cidade de Porto Alegre. As ma...

Veja mais
Fabricantes de bebida têm de se adequar até dia 30

A Receita Federal espera receber, pela Iinternet, 10 mil pedidos de reenquadramento de todos os fabricantes das chamadas...

Veja mais
Mangueira

Per Hermansson, diretor de experiência sensorial da vodca Absolut, desembarcou no Brasil para lançar o Abso...

Veja mais
Aurora aposta na tendência do orgânico

Vinho Casa de Bento é elaborado com uvas de vinhedos certificados   Atenta às tendências int...

Veja mais
Salton traz cinco medalhas da Argentina

A Salton trouxe do 5º Vinus 2008 - Concurso Internacional de Vinos, Licores Y Destilados, nada menos que cinco dist...

Veja mais
Rivalidade com espuma

Mais uma marca coloca seu time em campo na disputada da dupla Gre-Nal.   A Polar lança hoje uma campanha e...

Veja mais