Embalagem tradicional de cervejas e refrigerantes, a lata de alumínio conquista outros mercados com pegada sustentável
Os espectadores entraram em polvorosa quando, durante a exibição da apuração das Eleições, o jornalista Willian Bonner abriu uma latinha. Logo se perguntaram o que ele estaria bebendo. A dúvida durou pouco: alertado pela produção, o âncora mostrou que estava consumindo… água! Tradicional embalagem de refrigerante e cervejas, o uso de latas de alumínio para armazenar água é recente no Brasil, tendo sido introduzida no mercado em 2020. Em menos de um ano, virou tendência por estar associada ao uso sustentável das embalagens, tema cada vez mais recorrente entre os jovens e aderente à agenda ESG mundial.
A expectativa da Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, é chegar à marca de dezenas de milhares de latas comercializadas somente para esta categoria em 2023.
Infinitamente sustentável
A Abralatas afirma que o consumo de bebidas em latas está em franco crescimento, atingindo 5,20% de alta em 2021. E é justificado pelas vantagens da embalagem: quando descartada corretamente, volta às prateleiras como uma nova lata em até 60 dias, sendo 100% e infinitamente reciclável. No Brasil, 99% de todas as latas são recicladas, o que exemplifica um modelo de economia circular, além de um consumo de até seis vezes menos água durante a fabricação em comparação com outras embalagens.
“Observamos um novo perfil de consumidor nas novas gerações: muito mais atento a hábitos saudáveis para os produtos que consome. Por isso, achamos incrível quando produtos como a água em lata, conectados diretamente com mensagens sustentáveis, ganham atenção. Pensando que a água é o melhor que a natureza pode nos oferecer, imprescindível para nossa sobrevivência, a água em lata é o melhor que podemos oferecer para a natureza”, explica Hugo Magalhães, Diretor de Marketing e Novos Negócios da Ball para América do Sul.
Para o mercado de água, especificamente, a lata é a única opção que apresenta uma solução completa, inclusive com vantagens para os amantes do produto com gás. Com a vedação hermética da embalagem, que protege melhor o gás da bebida, a água com gás oferece ao consumidor por muito mais tempo a experiência da bebida que acabou de ser envasada. Isso faz com que a lata possibilite maior vida útil para a bebida nas prateleiras e alcance territórios mais distantes.
Uma das marcas que já aderiu à nova embalagem é a AMA, da Ambev.
Redação SuperHiper