Tecnologia ajuda vinicultores a chegar à nova geração de consumidores
O vinho conquista novos consumidores em todo mundo a cada dia, mas especialmente mulheres, países emergentes e jovens adultos. E, para que as vinícolas cheguem a esses novos públicos, é preciso apostar na internet. Essa foi a mensagem que Evelyn Resnick, autora do livro Wine Brands (Marcas em Vinhos, em livre tradução), deixou recentemente durante conferência da Wine Marketing, organizada pelo Instituto Português de Administração e Marketing, na cidade do Porto, em Portugal. “O vinho é uma língua internacional. Há um grande crescimento na utilização daweb e os países emergentes, como China, Rússia, Índia e os do Leste Europeu, estão chegando à internet”, disse Evelyn.
Opinião semelhante tem John Gillespie, especialista em marketing no setor de vinhos nos Estados Unidos e sócio do Wine Colleagues (ler entrevista ao lado). “Os sites sobre vinhos e os blogs são extremamente importantes para os consumidores americanos”, disse Gillespie, afirmando que eles são usados como fontes de informação. E, acrescentou Gillespie, os Estados Unidos, além de serem mercado para todos os produtores mundiais de vinho, têm registrado crescimentos sucessivos no consumo.
Em 2008 e 2009, apesar da conjuntura econômica, o consumo de vinho no país cresceu 0,9% e 1,2%, respectivamente. Para este ano, a perspectiva é de um aumento da ordem de 2%, disse Gillespie.
Canais de comunicação Evelyn frisou também que os produtores de vinho devem investir na entrada em comunidades e redes sociais, devem criar blogs e estabelecer uma comunicação via e-mail com os clientes, além de manter lojas virtuais. Para ela, os e-mails devem ser diferenciados e procurar atingir novos consumidores e as empresas não devemesquecer que os consumidores confiam nos blogs. Na sua opinião, os jornais, os rádios e as televisões on-line também devem receber atenção especial dos produtores.
Veículo: Brasil Econômico