Internet abre caminho para produtores de vinho

Leia em 1min 40s

Tecnologia ajuda vinicultores a chegar à nova geração de consumidores

 

O vinho conquista novos consumidores em todo mundo a cada dia, mas especialmente mulheres, países emergentes e jovens adultos. E, para que as vinícolas cheguem a esses novos públicos, é preciso apostar na internet. Essa foi a mensagem que Evelyn Resnick, autora do livro Wine Brands (Marcas em Vinhos, em livre tradução), deixou recentemente durante conferência da Wine Marketing, organizada pelo Instituto Português de Administração e Marketing, na cidade do Porto, em Portugal. “O vinho é uma língua internacional. Há um grande crescimento na utilização daweb e os países emergentes, como China, Rússia, Índia e os do Leste Europeu, estão chegando à internet”, disse Evelyn.

 

Opinião semelhante tem John Gillespie, especialista em marketing no setor de vinhos nos Estados Unidos e sócio do Wine Colleagues (ler entrevista ao lado). “Os sites sobre vinhos e os blogs são extremamente importantes para os consumidores americanos”, disse Gillespie, afirmando que eles são usados como fontes de informação. E, acrescentou Gillespie, os Estados Unidos, além de serem mercado para todos os produtores mundiais de vinho, têm registrado crescimentos sucessivos no consumo.

 

Em 2008 e 2009, apesar da conjuntura econômica, o consumo de vinho no país cresceu 0,9% e 1,2%, respectivamente. Para este ano, a perspectiva é de um aumento da ordem de 2%, disse Gillespie.

 

Canais de comunicação Evelyn frisou também que os produtores de vinho devem investir na entrada em comunidades e redes sociais, devem criar blogs e estabelecer uma comunicação via e-mail com os clientes, além de manter lojas virtuais. Para ela, os e-mails devem ser diferenciados e procurar atingir novos consumidores e as empresas não devemesquecer que os consumidores confiam nos blogs. Na sua opinião, os jornais, os rádios e as televisões on-line também devem receber atenção especial dos produtores.

 

Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Bacardi Flavors de roupa nova

Linha de rum flavorizado da Bacardi ganha novas garrafas e rótulos.   A linha Bacardi Flavors - composta p...

Veja mais
Outra espuma

Parece que as comemorações mundo afora também se adaptaram à crise econômica. Na Fran&...

Veja mais
Fabricantes de whisky escocês brindam crescimento no Brasil

Líderes da indústria visitam São Paulo para promover a nova lei do whisky escocês.   U...

Veja mais
Schornstein inaugura fábrica de cervejas artesanais em São Paulo

A fábrica, construída em Holambra, no interior do estado, será a mais nova atração tu...

Veja mais
Para a China

A Vinícola Menegotto, herdeira da tradição da Peterlongo, está com um projeto ambicioso. Seg...

Veja mais
A cachaça busca sua identidade

A brasileiríssima cachaça, cuja história se confunde com a história do Brasil, está s...

Veja mais
Setor de bebidas propõe investir mais se governo congelar carga de tributos

Representantes da Ambev, maior fabricante de cervejas e refrigerantes das Américas, se reúnem amanhã...

Veja mais
Catarinense Schornstein inaugura fábrica de cerveja artesanal em Holambra (SP)

Fundada em junho de 2006, em Pomerode, cidade do Vale do Itajaí (SC) colonizada por alemães, a Schornstein...

Veja mais
Schin Cola mudou. Está com um novo sabor

“Quem experimentou o novo sabor da Schin Cola gostou”, assegurou Emerson Cação, gerente de pro...

Veja mais