A Coca-Cola Femsa Brasil vai investir R$ 82 milhões na construção de um novo centro logístico na cidade de Sumaré, na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O vice-presidente de Assuntos Corporativos e Jurídico da Coca-Cola Femsa Brasil, Eduardo Lacerda, revelou que esse empreendimento faz parte de uma série de investimentos da companhia que visam ao redesenho de seu mapa logístico e produtivo atrelado aos grandes eventos esportivos mundiais Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A empresa, além da fábrica de Jundiaí, que é a maior do mundo em volume de produção tem outras três unidades em Belo Horizonte, Campo Grande e Mogi das Cruzes e 28 centros de distribuição. "Tendo em vista que o Brasil será sede da Copa e da Olimpíada, temos que estar preparados para o crescimento da demanda por nossos produtos. Por isso, o redesenho do mapa logístico. Também investimos na construção de uma nova fábrica em Itabirito (MG), que até 2015 deve operar com todo seu potencial, superando em 47% o atual volume de produção da unidade fabril de Belo Horizonte", explica.
O diretor de Operações Regional da Coca-Cola Femsa Brasil, Luiz Fernando Sardinha, disse que o novo centro logístico será construído na Área Cura. "O principal motivo pela escolha é que o local oferece fácil acesso à malha rodoviária formada pelas Rodovias Anhanguera, Dom Pedro e Bandeirantes e a mão de obra qualificada da região. Com um terreno de 113 mil m², o novo centro trabalhará com 180 rotas fixas, que vão atender Sumaré e municípios vizinhos como, por exemplo, Campinas, Mogi Mirim, Limeira, Piracicaba, e Rio Claro, entre outros", explica.
A partir da aprovação do projeto de construção civil, a previsão é de que a unidade comece a operar no 2º semestre de 2013, e concluída a última etapa do empreendimento totalizará aproximadamente 900 empregos diretos.
Além dos postos de trabalho, o município será beneficiado com maior geração de renda, capacitação de mão de obra e melhorias no entorno do centro logístico. No protocolo de intenções assinado durante o evento realizado na semana passada no centro administrativo de Nova Veneza, em Sumaré, ficou estabelecido que parte do lucro gerado pela operação será revertido à cidade em forma de incentivos a projetos via Lei Rouanet, Lei Federal dos Desportos, Criança e Adolescente, Lei do Idoso e Programa Estadual de Ação Cultural do Governo de São Paulo no município.
Ainda de acordo com o vice-presidente de Assuntos Corporativos e Jurídico da Coca-Cola Femsa Brasil, Eduardo Lacerda, a cidade receberá uma série de programas de Responsabilidade Social. "Assim como já fazemos em outras comunidades, queremos promover na região iniciativas que causem impacto positivo, ações que mais se encaixam ao perfil da população em projetos como Praça da Cidadania, Cartilhas Consciência Empresarial, Caravana Social de Natal e Coletivo Coca-Cola, além de sistemas e operações sustentáveis, que reafirmam o compromisso da empresa no desenvolvimento econômico, creditado ao crescimento do País e reforça sua plataforma de sustentabilidade", detalha.
Para o prefeito José Antônio Bacchim, Sumaré é uma cidade estratégica para investimento na região.
"Recebemos mais uma multinacional que vai trazer divisas e gerar muitos empregos. Sumaré tem vocação para receber empresas do ramo de logística por sua localização estratégica. Nossa cidade se sente honrada em receber o investimento da Coca-Cola e todos os seus colaboradores e temos certeza de que quem investe em Sumaré não se arrepende", destacou.
Nos últimos seis anos, a Coca-Cola Femsa Brasil realizou investimentos na fábrica de Jundiaí que totalizaram R$ 350 milhões.
Veículo: DCI