Fórum Estadual, realizado na Capital, discutiu tendências para o setor
Manter a mão de obra constantemente qualificada é um dos pontos fundamentais – e um dos principais desafios – para que haja sucesso no varejo. Este pensamento é unânime entre os especialistas e empresários que palestraram, nesta quinta-feira, no 5º Fórum Estadual do Varejo. O evento reuniu no teatro do Sesi centenas de proprietários de lojas, gestores, colaboradores de empresas e dirigentes de entidades representativas do setor, para debater sobre as tendências e cenários estimados para 2015.
“O trato com o ser humano é uma das ferramentas no comércio. O atendimento é a base de tudo neste ramo e tem sido, inclusive, o diferencial apresentado pelos pequenos empresários”, lembrou o presidente do Sebrae/RS, Vitor Koch, durante a abertura do evento, promovido pela entidade. Segundo ele, é preciso que os comerciantes estejam atentos a este aspecto, uma vez que “ainda há muita carência em diversos segmentos do mercado gaúcho, que, mesmo assim, é um dos mais maduros e qualificados do País.”
O evento ocorre paralelo à Feira do Empreendedor 2014, e se constitui em ponto de encontro dos varejistas para debater atividades inerentes, bem como cenários, mudanças, e principais tendências do setor. “Isto, para podermos nos posicionar de forma adequada e sermos competitivos”, diz Koch. A feira, iniciada nesta quinta-feira, prossegue até domingo, na Fiergs.
Durante sua palestra sobre Tendências do Varejo no Brasil e no Mundo, Daniel Müller, que atua como personal coach de executivos de organizações, destacou a importância de se desenvolver competências com autoconfiança, relações humanas e comunicação eficaz para um bom atendimento. “Hoje em dia, falta investir no potencial humano das empresas”, apontou Müller. Segundo o especialista, os vendedores devem não somente ter segurança e conhecimento dos produtos, mas também ter habilidade de saber ser cortês com os clientes.
Saber lidar com pessoas também é fundamental, no caso de gestores, lembrou Müller. “Um líder precisa ser capaz de elogiar quando o colaborador acerta, e orientar quando ele erra, sem precisar criticá-lo.” O instrutor frisou ainda que os empresários devem enxergar a crise como uma oportunidade. “Neste sentido, somente atitudes positivas irão garantir o foco nas metas do trabalho.” Outro ponto fundamental para a evolução, lembrou o palestrante, é a determinação.
Ao palestrar sobre Atitudes de Resultado no Varejo, o empresário e professor Heinz Artur Schurt lembrou que todas as grandes empresas iniciaram de um sonho, e pequenas. “Para empreender, é preciso ter objetivos claros, planejar, buscar novos caminhos, sem teimosias, e com muito comprometimento com a empresa e os seus clientes,” destacou. Também o bom relacionamento entre as pessoas foi citado como um dos pontos mais delicados.
“O cliente e o mercado esperam uma experiência emocional positiva. Por isso é tão importante que o varejista invista na sua equipe, pois é ela que vai encantar os clientes e fazer a diferença.” Segundo Schurt, não investir no capital humano das empresas é um grande erro. “Também a resistência em mudar é um aspecto negativo, pois irá colocar a empresa em desvantagem no mercado, que está em constante movimento.”
Case da Chilli Beans foi atração do evento
A rápida expansão da Chilli Beans, que entrou no mercado há 14 anos, com um quiosque no Shopping Villa Lobos, em São Paulo, foi case da palestra do empresário Caito Maia, criador da marca, durante o 5º Fórum Estadual do Varejo. Com 600 pontos de venda, sendo 550 no Brasil, a meta da empresa é abrir 250 lojas franqueadas fora do País nos próximos quatro anos. De acordo com Maia, o diferencial da marca de óculos é trabalhar no modelo self service, permitindo que as pessoas experimentem e “brinquem” com os produtos.
Contando com o lançamento de 10 modelos de óculos escuros por semana, somado ao conceito de preço justo, a Chilli Beans conquistou os brasileiros por seu design próprio e por manter lojas e quiosques “convidativos”, de acordo com seu fundador. “O sucesso veio ao facilitarmos o consumo.” Antes de investir no negócio, Maia começou vendendo óculos para os amigos, durante suas viagens ao Brasil, na época em que morava nos Estados Unidos. O passo seguinte foi deixar os produtos em atacados, e participar de feiras, como o Mercado Mundo Mix, evento alternativo de moda. Atualmente, a marca possui franquias na Califórnia e em Las Vegas (Estados Unidos), Peru, Equador, Colombia, Portugal, Israel, Kuwait, Dubai e Abu Dhabi (Emirados Árabes) e, em breve, abrirá pontos na Austrália, Canadá, México e Índia.
Veículo: Jornal do Comércio - RS