O vinho, bebida utilizada nas mais variadas celebrações desde a antiguidade, ganham ainda mais importância durante a Páscoa. Com o objetivo de atrair o consumidor, as casas especializadas espalhadas pela capital mineira investem em novidades, sobretudo em rótulos que harmonizam bem com o bacalhau, prato típico do período. A expectativa dos estabelecimentos é de que as vendas aumentem até 20% na comparação com a mesma época do ano passado.
A Casa do Vinho, com duas unidades na região Centro-Sul de Belo Horizonte, aposta em novos tipos de vinho branco. Segundo o proprietário, André Martini, eles costumam ser os mais procurados por melhor combinarem com o bacalhau. Ele espera que as vendas cresçam cerca de 10% frente a iqual época de 2014.
Martini explica que, a fim de concretizar a estimativa, a empresa investe em promoções. "Estamos com um estoque reforçado e, por isso, ainda não sentimos tanto os efeitos da alta do dólar, que certamente vai elevar os custos das importações. Este certamente será um ano difícil para o comércio, mas nos esforçamos para não aumentar os preços e acreditamos que esse empenho ajuda a fidelizar os clientes", explica.
O empresário também acredita que o e-commerce da empresa, lançado no segundo semestre do ano passado, contribui para alavancar os negócios. Por meio da ferramenta, a Casa do Vinho conseguiu expandir o seu mercado consumidor e conquistou clientes em outros estados. "A marca passou por uma reformulação e, assim, incluímos também as vendas por meio da internet, tendência que se torna cada vez mais forte no varejo brasileiro", ressalta.
Na Enoteca Decanter, na Savassi, a previsão de aumento é de 15% em idêntica base de comparação. De acordo com o sommelier Nelton Fagundes, março é normalmente o mês mais rentável do primeiro trimestre. "Os negócios tradicionalmente ganham fôlego depois do Carnaval, quando a maior parte das pessoas já terminou de pagar as despesas típicas de início de ano e começa a se preparar para as celebrações religiosas", avalia.
Para cativar a antiga clientela e conquistar novos compradores em meio a um cenário econômico conturbado, o estabelecimento concede descontos que variam entre 10% e 30% em alguns vinhos. "Aqueles que realmente gostam de vinho não abrem mão de apreciá-los mesmo em épocas de crise, mas percebo que muitos estão preferindo aqueles tipos mais em conta", pontua.
A rede Super Nosso também observa mudanças no comportamento dos clientes. Conforme o gerente de Negócios, Cláudio Oliveira, a maioria dos consumidores preferia, há alguns anos, apreciar os vinhos verdes de Portugal nesta época. "Mas agora ele procura aquele tipo que ele gosta e, ao mesmo tempo, está em oferta", diz. As adegas das lojas da empresa contam com mais de 600 rótulos, sendo que a grande novidade desta Páscoa são os vinhos da região da Sicília.
O Super Nosso, contudo, mantém o otimismo e prevê aumentar as vendas em até 20% no confronto com idêntico período do exercício anterior. "Projetamos essa taxa porque estamos muito confiantes em relação às novidades que preparamos", justifica Oliveira.
Veículo: Diário do Comércio - MG