Posicionamento atenderá segmento de alcóolicos e não-alcoólicos
A fabricante de bebidas Brasil Kirin decidiu mudar o posicionamento da sua marca perante o mercado. Com um portfólio de produtos que abrange bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, a companhia passará a adotar o lema "Viva sua sede". A ideia é aproveitar a variedade de artigos, da água à cerveja, e ressaltar que essa oferta atende aos diferentes "tipos de sede" dos consumidores. A companhia anunciou a decisão em seu centro de experimentos, em Itu, no interior de São Paulo.
"A bebida é um meio de se comunicar. A escolha de determinado tipo de bebida tem o poder de expressar o que uma pessoa está sentido", destaca Ricardo Sapiro, sócio da agência de branding Touch, responsável por formatar o conceito da nova campanha da marca. O gestor lembra que as pessoas sentem diferentes tipos de sede. Ou seja, para cada ocasião específica, ao se reunir com os amigos ou praticar esportes, elas tendem a escolher determinada bebida que se encaixa para aquele momento.
Nesse sentido, a Brasil Kirin quer passar a mensagem de que, ao invés de "matar a sede", como se diz no jargão popular, os consumidores devem viver sua sede, refletindo sobre suas emoções, desejos, vontades e sonhos. A vice-presidente de assuntos corporativos da Brasil Kirin, Juliana Nunes, lembra que o posicionamento foi pautado a partir de uma série de pesquisas de campo junto ao público.
A dirigente ?afirma que o slogan vai ao encontro do portfólio da empresa, que vem sendo diversificado. "Há quatro anos, 20% do volume de vendas da empresa era de não alcoólicos e 80% de produtos alcoólicos. Agora, os não alcoólicos já representam 40% da demanda", destaca Juliana. Ao todo, a empresa possui 14 marcas, de água, suco, energético, refrigerante e cervejas (Schin, Baden Baden, Eisenbahn, entre outras). Com o "Viva sua sede", o objetivo é tornar a marca mais conhecida junto ao público. "Não pensamos especificamente em aumento de faturamento com o novo posicionamento", sintetiza.
Juliana diz que a aposta da empresa, nos últimos anos, é agregar valor aos itens oferecidos ao mercado. Dessa forma, surgiram lançamentos, como um refrigerante que leva fibra (Fibz) em sua composição e também cervejas gourmet, que harmonizam com diferentes pratos.
Veículo: Jornal do Comércio - RS