Para este ano, empresa projeta variação de 10% a 15%, sustentada pela ampliação do mercado consumidor
Os negócios da cervejaria Krug Bier, com sede e fábrica no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), continuam em expansão. Para este ano, a empresa projeta variação positiva de 10% a 15% em relação a 2014. O índice é impulsionado pela ampliação do mercado consumidor, lançamento de cervejas especiais e abertura de lojas licenciadas.
Em setembro, deve ser inaugurada a segunda loja licenciada da marca, localizada no Monte Carmo Shopping, empreendimento localizado em Betim, na RMBH. Os dois sócios, Bernardo Barbosa e Tiago Figueiredo, estão investindo R$ 1,3 milhão na unidade, que terá 450 metros quadrados e capacidade para 250 pessoas. A primeira loja foi inaugurada em maio de 2014 no espaço Conviva Minas, instalado no entorno do Hipermercado Extra, no bairro União, região Nordeste de Belo Horizonte.
Segundo o sócio-fundador da Krug Bier, Herwig Gangl, não há previsão de outra abertura para este ano. Entretanto, a expectativa é de que mais quatro operações entrem em funcionamento a partir de 2016. "Estamos em negociação e o interesse é grande não apenas em Belo Horizonte, mas também em cidades do interior de Minas Gerais e Espírito Santo", revela.
Ele explica que, ao contrário do modelo de franquia, o licenciamento permite apenas o uso da marca mediante o pagamento de royalties, sem a transferência de informações sobre o funcionamento e gestão do negócio. O modelo permite, ainda, o licenciado fazer adaptações e adequações no espaço e cardápio gastronômico.
Dessa maneira, Gangl acredita que seja mais fácil se adequar ao perfil do consumidor de cada praça. "O nosso foco é na cerveja e queremos dar liberdade para o licenciado vender a bebida da melhor forma possível", ressalta ele, acrescentando que os chopes e cervejas devem obrigatoriamente manter o mesmo padrão adotado na matriz.
Novas praças - As bebidas da marca começaram a chegar a um número maior de estados neste ano. Gangl estima que, agora, as cervejas e chopes estejam presentes em aproximadamente 400 pontos de venda distribuídos entre Minas Gerais e outras 10 unidades da Federação, além do Distrito Federal: Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. "Esses são mercados que apreciam cervejas especiais, o que naturalmente favorece a nossa entrada", esclarece.
Por enquanto, Minas Gerais se mantém como o principal mercado da empresa, sendo responsável por gerar 80% da receita anual. O sócio-fundador da marca salienta o consumo crescente em cidades do interior mineiro, com destaque para Barbacena (Campo das Vertentes), Juiz de Fora (Zona da Mata), Uberaba e Uberlândia (Triângulo).
Lançamentos - O ritmo de lançamentos de novos rótulos também continua forte neste exercício. No primeiro semestre, a marca introduziu no mercado dois rótulos, batizados de Summer Ale, que mistura sabores cítricos e florais, e a Krug Stahl, um tipo de Alt Bier tipicamente alemão e que se diferencia pelo nível de fermentação. No segundo semestre, ela pretende lançar mais cinco tipos. Porém, detalhes em relação às misturas e ingredientes utilizados são mantidos em sigilo.
Para atender ao aumento da demanda, a atual planta atingiu o máximo da capacidade instalada e fabrica, mensalmente, cerca de 250 mil litros por mês. Por isso, Gangl já começa a procurar um terreno nos arredores de Nova Lima para construir uma fábrica maior. O valor do investimento não foi estimado, mas a previsão é que o projeto comece a se concretizar em 2016. A inauguração está prevista para 2017.
Tour - Enquanto a nova fábrica não fica pronta, a Krug Bier pretende abrir a atual unidade industrial para visitação a partir de agosto. As visitas devem acontecer sempre aos sábados, em dois horários: das 10 horas ao meio-dia ou do meio-dia às 14 horas. O valor cobrado por pessoa deverá ser de R$ 60, o que inclui degustação de todos os tipos de chopes e petiscos.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG
Krug Bier passa longe da crise e cresce
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