Na 8ª edição do Dia de Responsa, promoção global da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) para estimular o consumo responsável de bebida, dezenas de estabelecimentos comerciais foram visitados na Capital. A mobilização, que aconteceu no último dia 15, se deu em mais de 15 cidades mineiras onde a Ambev tem filiais e centros de distribuição (CDs). Ao todo, serão visitados mais de 100 mil pontos de venda em todo o Estado este mês. Aos consumidores foram oferecidos no dia descontos nos aplicativos 99POP e Cabify e cashback especial da Méliuz na rede Verdemar. Cerca de 3,5 mil funcionários da cervejaria no Estado, dos 32 mil que trabalham em todo o Brasil, saíram às ruas para visitar bares, restaurantes e supermercados.
Para o gerente regional de marketing, Hugo Rodrigues, que acompanha o programa já há três edições, a cada ano a mobilização cresce, com mais gente elogiando e entendendo a ação da companhia. “Funcionários e diretoria vão às ruas. Chegamos aos pontos de venda conscientizando no lugar de cobrar vendas. Sentia, no início, um estranhamento, mas agora percebo que as pessoas se sentem prestigiadas com a nossa visita”, revela o gerente.
De acordo como vice-presidente financeiro da cervejaria, Ricardo Rittes, a Ambev investiu mais de R$ 45 milhões em seu Programa de Consumo Responsável nos últimos três anos. Desde o seu lançamento, em 2013, o programa já desenvolveu uma série de iniciativas para evitar que menores de 18 anos consumam bebidas alcoólicas, e que as pessoas bebam e dirijam ou que consumam em excesso.
As ações ajudam a companhia brasileira a contribuir com as metas globais da Anheuser-Busch InBev (ABI), grupo do qual a Ambev faz parte, e que hoje promove o programa em mais de 50 países onde a empresa atua. Anunciados em 2015, os compromissos públicos da companhia tem como objetivo promover mudanças nos hábitos dos consumidores e criar uma cultura de moderação em todo o mundo.
Cultura de moderação - Entre as metas divulgadas estão o aumento da participação de produtos não alcoólicos ou com baixo teor de álcool no volume total de vendas da empresa para 20% até 2025; o investimento de, no mínimo, US$ 1 bilhão em campanhas e programas de conscientização dos consumidores nos próximos nove anos; a garantia de que, até 2020, todas as embalagens de cerveja trarão mensagens e orientações sobre o consumo inteligente; e a redução de até 10% do consumo nocivo de bebidas alcoólicas em nove cidades no mundo até 2020.
“O nosso sonho na Ambev é unir pessoas por um mundo melhor. Por isso, queremos engajar uma rede cada vez maior de parceiros para promover e disseminar a cultura da moderação”, explicou o vice-presidente de relações corporativas e jurídico da Ambev, Pedro Mariani.
Reafirmando a posição da cervejaria de não ter interesse no lucro que vem do consumo indevido, Ricardo Rittes, por sua vez, destacou as iniciativas da companhia nesse sentido. Entre os exemplos da eficiência, o Cidade Responsável, projeto pioneiro da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), da qual a Ambev faz parte.
Em prática há três anos em São Bernardo do Campo (SP), o programa tem como base seis pilares: educação, saúde, comunidade, compra e consumo, parcerias e comunicação. Com o apoio da prefeitura, secretarias municipais, redes de ensino, hospitais e dos sindicatos regionais de bares, restaurantes, supermercados, hotéis e lojas de conveniências, o projeto é um verdadeiro trabalho em rede em prol do consumo inteligente em todo o município.
Outra ação em rede é o Na Responsa!, que, por meio da cultura, do esporte e do lazer, desde 2010, já impactou mais de 24 mil jovens, capacitando 7 mil educadores e lideranças comunitárias e atingindo mais de 9 milhões de pessoas por ações de comunicação.
O programa da Ambev atua em parceria com ONGs no Brasil para conscientizar famílias e jovens menores de 18 anos em comunidades de baixa renda. Todas as ONGs desenvolvem atividades com os jovens de suas comunidades, além de mobilizar comerciantes locais. Os projetos são acompanhados de perto pela Ambev, que ajuda no desenvolvimento, dando suporte e organizando workshops para que as instituições compartilhem experiências e melhores práticas.
Consumo inteligente - Presidente da Ambev, Bernardo Paiva, que também participou do Dia de Responsa na Bahia visitando bares de Salvador para promover mensagens de consumo inteligente, disse que o negócio da empresa é celebrar. “Queremos fazer parte dos momentos de celebração dos nossos consumidores, sempre com moderação”, comentou.
Para Ricardo Rittes, que também saiu a campo levando conscientização aos pontos de venda em São Paulo, a companhia não tem interesse no lucro que vem do consumo indevido de suas cervejas. “Além de não termos o menor interesse no lucro proveniente do uso indevido dos nossos produtos, nós também fazemos investimentos em iniciativas que ajudem a criar uma cultura de moderação quando falamos de bebidas no Brasil”, afirmou.
Em Belo Horizonte, além da já tradicional rota nos pontos de venda, uma das novidades foi a parceria com o aplicativo 99POP, que ofereceu desconto de 20% na corrida. Em parceria com a Méliuz, a rede Verdemar concedeu descontos de 20%, 30% e 40%, revertidos em cashback na compra de diversos produtos da marca Do Bem™.
Para citar mais um exemplo, a Ambev também promove, em todo o País, o Bar de Responsa, uma ampla plataforma de treinamento sobre consumo inteligente para profissionais que servem e vendem bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e eventos.
Só neste ano, a cervejaria já treinou cerca de 34 mil profissionais para a promoção do consumo responsável durante grandes eventos que patrocina, como Carnaval de Rua de São Paulo, Salvador, Minas Gerais e Brasília, Festas de São João e Festas do Peão de Barretos e Americana.
Além disso, a companhia liderou a criação de uma coalizão com agentes públicos, privados e da sociedade civil para melhorar a gestão da segurança viária no País. Em 2015, a iniciativa contribuiu para o lançamento do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, em parceria com o governo do Estado de São Paulo. De forma alinhada com os objetivos da Década da Segurança Viária lançada pela ONU, o Movimento tem a meta de reduzir em 50% a projeção de mortes no trânsito até 2020. Em 2016, a iniciativa também foi levada para o Distrito Federal, com o lançamento do programa Brasília Vida Segura.
Nesta edição, a Ambev também promoveu em São Paulo uma art battle (em português, batalha de arte) entre o grafiteiro Pardal e os ilustradores Ronah Carraro e Leandro Spett. Na disputa, cada artista pintou um quadro inspirado em uma das três principais mensagens de consumo inteligente: proibição da venda para menores de 18 anos, prevenção do uso de bebidas associado à direção e promoção do consumo moderado.
Na ocasião, os funcionários da cervejaria também participaram de uma oficina para produzir lambe-lambes personalizados com mensagens que incentivem a responsabilidade na hora de consumir e vender bebidas alcoólicas.
Fonte: Diário do Comércio de Minas