Distribuição definitivamente não era o foco quando, há 15 anos, a Ambev entrou para o mundo do franchising. A empresa está presente em 19 países, tem 32 cervejarias, 100 centros de distribuição direta e seis de excelência no Brasil, 30 marcas de bebidas e 35 mil funcionários em todo o País. Toda essa estrutura já garantia que a empresa chegasse onde precisava e, por isso, a decisão de franquear foi uma estratégia que vai muito além de uma questão logística.
“O grande objetivo da franquia é chegar ao cliente de uma forma diferente e especial. Nossas lojas são construídas para garantir que o consumidor tenha a melhor experiência possível com a marca”, explica o gerente de expansão de franquias premium da Ambev, Petrônio Limão. De acordo com ele, a Ambev tem, hoje, seis tipos de franquias entre quiosques, bares e modelo express, que leva o chopp para a casa e o evento do cliente.
Ele adianta que um sétimo modelo de franquia ainda está sendo estruturado e deve chegar em breve ao mercado com o nome “Bar do Urso” e especializado em bebidas da Cervejaria Colorado. Ao todo, a Ambev tem 2.240 franquias no Brasil, sendo 140 em Minas Gerais. O gerente destaca que, embora o cliente possa encontrar as marcas da Ambev facilmente em qualquer supermercado ou bar, a experiência que a empresa oferece em suas franquias são muito diferenciadas. Para ele, isso faz toda a diferença porque muda a forma como o cliente percebe a marca.
“Na franquia temos as condições perfeitas para a melhor experiência com a bebida. Temos o recipiente adequado, com a temperatura certa, um tirador de chope treinado e um grande cuidado com a técnica e a aparência”, detalha. Limão explica que foi a resposta tão positiva do cliente para os quiosques que ofereciam esse serviço que fez a marca criar um dos modelos mais específicos de suas franquias: a Chopp Brahma Express, que oferece toda essa experiência nos eventos particulares dos clientes, como churrasco, festas corporativas e eventos familiares.
O gerente destaca, ainda, que a franquia ajuda a indústria a entender melhor seu cliente. Segundo ele, é nesse ambiente que a empresa testa novas receitas, mede a aceitação dos clientes e entende a sazonalidade de seu consumo.
Fonte: Diário do Comércio de Minas