Em ritmo oposto ao da indústria, produção de bebidas alcoólicas cresce 4,8% em 2019

Leia em 1min 40s

Bom desempenho do setor de bebidas alcoólicas ajudou a impedir que indústria brasileira tivesse queda ainda maior - caiu 1,1%

A produção industrial de bebidas alcoólicas registrou expansão no país em 2019. Cresceu 4,8% na comparação com 2018, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foi na contramão do registrado pela indústria nacional.

O resultado ratifica a série de elevações registradas nos últimos quatro meses do ano, incluindo dezembro, que apresentou aumento de 1,1% na comparação com o mesmo período de 2018. Números que asseguraram o bom desempenho do setor em 2019.

O cenário é parecido com o observado na indústria de bebidas, que terminou 2019 com crescimento de 4% na sua produção, número que foi reforçado pela expansão de 5,2% em dezembro, na comparação com o mesmo mês de 2018.

Já a fabricação de bebidas não-alcoólicas teve crescimento de 3,2% em 2019, dado apoiado pela elevação de 10,6% no último mês do ano, segundo os dados do IBGE.

“Entre as dez atividades que apontaram ampliação na produção [em 2019], as principais influências no total da indústria foram registradas por produtos alimentícios (1,6%), veículos automotores, reboques e carrocerias (2,1%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (1,7%), produtos de metal (5,1%) e bebidas (4,0%)”, aponta o IBGE.

Indústria em baixa

Assim, sob qualquer perspectiva, o setor de bebidas teve cenário oposto ao da indústria brasileira. A produção nacional reduziu 1,1% em 2019 e também caiu 1,2% em dezembro, levando em consideração o mesmo período de 2018.

“Tiveram grande peso nesses resultados negativos os efeitos na indústria extrativa, em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho no início de 2019”, explica André Macedo, gerente da pesquisa.

“Das 24 atividades pesquisadas, 16 tiveram queda no ano. A produção industrial pode estar sendo impactada pelas incertezas no ambiente externo e também pela situação do mercado de trabalho no país que, embora tenha tido melhora, ainda afeta a demanda doméstica”, acrescenta o especialista do IBGE.           

 

Fonte: Guia da Cerveja  


Veja também

Coca Cola vai digitalizar ponta de gôndolas no PDV

A ação consiste em digitalizar as pontas de gôndolas dos estandes da Coca-Cola, com os painéi...

Veja mais
Unilever estuda vender a marca Lipton

A Unilever estuda vender seu negócio de chás, categoria na qual atua com a marca Lipton – alé...

Veja mais
Varejo 4.0: lojas sem caixa nem estoque exigem mudanças nos vendedores

Empresas de varejo apostam em integração entre físico e digital para seguir relevantes e lucrar mai...

Veja mais
Diageo reporta crescimento de 7% no Brasil impulsionado pelo gim

A Diageo, dona de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff e Ypióca, registrou alta de 7% da receita líquida n...

Veja mais
Minalba inicia venda de água mineral em lata no Brasil

A partir desse mês, a Minalba poderá ser encontrada em nova embalagem: a latinha de alumínio. 100% e...

Veja mais
Cachaça se mira no exemplo da tequila para conquistar o mundo

Enquanto a tequila mexicana conquistou o mundo e agora tem 120 países como clientes, a brasileiríssima cac...

Veja mais
Verão impulsiona a venda de cervejas no país

O brasileiro cada vez mais tem aberto espaço no orçamento para as bebidas. Nessa cesta, ainda, esses itens...

Veja mais
Setor de cervejas é pressionado por mudanças de hábitos de consumo dos brasileiros

A Capital Research divulgou esta semana um relatório sobre o mercado de cervejas no Brasil. Entre as informa&cced...

Veja mais
Indústria cai no Brasil, mas produção de bebidas alcoólicas sobe pelo 3° mês

A produção de bebidas alcoólicas no Brasil registrou crescimento pelo terceiro mês consecutiv...

Veja mais