Indústria de peixe enlatado faturaR$ 1,25 bilhão e prevê nova alta anual

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Os principais fabricantes de enlatados e conservas - Coqueiro, Pescador e Gomes da Costa - são unânimes em afirmar que o período entre o carnaval e a páscoa, conhecido como quaresma, representa até 50% do faturamento da indústria de pescados (sardinha e atum enlatados). O fim do período de defeso de pesca anunciado no início da quaresma pelo Ministério da Pesca deve impulsionar esse segmento, que faturou R$ 1,25 bilhão em 2009, a ultrapassar a marca de 100 mil toneladas em 2010.


A Pepsico, dona da marca Coqueiro, que produziu 30 mil toneladas no ano passado prevê que o mercado deve crescer 5% neste ano, "nos últimos anos observamos recomposição da biomassa na costa brasileira e o que temos presenciado é excedente de sardinhas", confirma a Diretora da Unidade de Negócios e Pescados da Pepsico, Beatriz Vassimon. Para atender a demanda, a Pepsico planeja ao longo do ano investir no aumento da capacidade e da modernização. "O foco será aumentar a absorção de matéria-prima fresca, a nossa sardinha nacional no processo de industrialização, evitando que tenhamos que buscar no mercado internacional a matéria-prima na época do defeso", ressaltou a diretora da Pepsico.


A marca Pescador, da catarinense Femepe, outro player do setor com cerca de 14% da produção nacional de pescados enlatados prevê crescimento de 20% em 2010. A afirmação é do gerente nacional de vendas da Femepe, Jorge Luís. "Uma nova linha de produção com 30 funcionários será inaugurada em abril com capacidade para processar 8 mil caixas/dia.


Como a pesca está favorável, nossa produção deve crescer de 2 milhões de caixas (12,5 mil toneladas) para 2,4 milhões de caixas este ano (15 mil toneladas), o mix deve ser 65% de sardinha, 30% de atum e o restante de filé". De acordo com o gerente, a Femepe deve importar menos este ano. "A pesca nacional vai conseguir nós atender em 80%, vamos completar a matéria-prima com atum equatoriano e sardinha marroquina".


A líder do setor Gomes da Costa com 36 mil toneladas produzidas e R$ 451 milhões de faturamento em 2009, informou, que a produção de sardinha enlatada avançou 35% e a de atum 27% para atender o período da quaresma, superando um milhão de latas diárias. Na fábrica de Itajaí (SC) foram criados mais 200 postos de trabalho, ampliando o 2º turno de produção.


Veículo: DCI


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