Preço do bacalhau está menos 'salgado' nesta temporada

Leia em 2min 40s

Enquanto o ovo de Páscoa está até 10% mais caro neste ano, o bacalhau vai aliviar o bolso do consumidor nesta temporada, uma vez que seu preço está até 20% mais barato. A explicação é que o estoque do peixe está alto no mercado mundial, o que torna o valor mais apetitoso.

 

A expectativa das varejistas é que, com mais dinheiro, os clientes passarão a escolher produtos mais caros. Maior importador de bacalhau do País, com 1.800 toneladas compradas, o Grupo Pão de Açúcar comprou 40% mais peixes congelados em 2010.

 

O gerente comercial de peixaria da rede, Pedro Henrique dos Santos, lembra que a Quaresma do ano passado não foi boa. "Já no Natal o resultado foi melhor, porque havia estoque do produto, tanto que na comparação anual o desempenho foi 160% melhor", afirma.

 

Santos comenta que ao se deparar com preço mais baixo na loja, o consumidor irá optar pelas variedades mais nobres do bacalhau como o Porto ou Porto Imperial, que custam em média R$ 32, enquanto pelas espécies Zarbo e o Ling é cobrado cerca de R$ 20.

 

Outra aposta do Pão de Açúcar é a truta salmonada, ainda pouco conhecida pelos brasileiros. Seu valor é 25% mais barato que o salmão, segundo o gerente comercial da varejista. Para peixes, a projeção é que as vendas sejam 20% maiores e para bacalhau até 15%.

 

Estabilidade - Na Coop (Cooperativa de Consumo) o preço não sofrerá variação em relação à Semana Santa do ano passado. O gerente de operações da rede varejista, Valdomiro Sanches Bardini, endossa que sobrou bacalhau no atacado, que ficou congelado em câmaras frigoríficas.

 

Produtos como azeites e vinhos importados tiveram variação negativa, ficando entre 10% e 15% mais baratos. "Será uma Páscoa diferente: o de vários produtos estão mantidos e o poder de compra das pessoas é maior", diz Bradini.

 

Sortimento - Para bater a meta de elevar as vendas em 12% na categoria este ano, o Carrefour ampliou a variedade de produtos. São sete tipos de bacalhau e mais de 100 de pescados. A negociação com os fornecedores resultou na compra de 3.000 toneladas de pescado e 700 de bacalhau importado.

 

Questionada, a rede não informou com qual variação nos preços os clientes vão se deparar ao frequentar as oito lojas da região nesta Páscoa.

 

A norte-americana Walmart também não detalhou qual será a variação nos preços na categoria de peixes na rede. A expectativa é de que os consumidores comprem 30% a mais do produto em relação ao ano passado.

 

No fim de semana, algumas lojas da região ainda não tinham grande disponibilidade de bacalhau, que chegará com força nos próximos dias.

 

De acordo com Sussumu Honda, presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), as redes deverão faturar aproximadamente 10% a mais nesta Páscoa em comparação com a data passada.


Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

EUA devem ter acordo sobre suíno com russos

As negociações da semana passada entre representantes da indústria de suínos dos Estados Uni...

Veja mais
ICMS do boi em MT

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) voltou a pedir a redução do ICMS de 7% p...

Veja mais
Salmão da Noruega

A queda na oferta mundial de salmão, que recuará para o nível mais baixo em duas décadas dev...

Veja mais
Carrefour compra pescado e bacalhau

De olho no feriado de Páscoa, ocasião onde há considerável aumento no consumo de peixe no pa...

Veja mais
Exportador de carne bovina aposta no mercado chinês

A China deve abrir seu mercado de carne bovina para o Brasil ainda este ano, segundo estimativa de Roberto Gianetti da F...

Veja mais
Marfrig busca expansão no mercado de frango

O Marfrig, grupo brasileiro de alimentos especialista em processamento e distribuição de carnes, anunciou ...

Veja mais
Missão brasileira vai à Ásia para negociar venda de suínos

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (A...

Veja mais
Produção de carne tem de dobrar até 2050

Relatório divulgado pela FAO na semana passada diz que demanda exigirá 463 milhões de toneladas por...

Veja mais
Integrados rejeitam proposta da Doux

Frigorífico: Empresa sugere regularizar débitos no fim de julho, mas produtores pedem quitaçã...

Veja mais