Enquanto o ovo de Páscoa está até 10% mais caro neste ano, o bacalhau vai aliviar o bolso do consumidor nesta temporada, uma vez que seu preço está até 20% mais barato. A explicação é que o estoque do peixe está alto no mercado mundial, o que torna o valor mais apetitoso.
A expectativa das varejistas é que, com mais dinheiro, os clientes passarão a escolher produtos mais caros. Maior importador de bacalhau do País, com 1.800 toneladas compradas, o Grupo Pão de Açúcar comprou 40% mais peixes congelados em 2010.
O gerente comercial de peixaria da rede, Pedro Henrique dos Santos, lembra que a Quaresma do ano passado não foi boa. "Já no Natal o resultado foi melhor, porque havia estoque do produto, tanto que na comparação anual o desempenho foi 160% melhor", afirma.
Santos comenta que ao se deparar com preço mais baixo na loja, o consumidor irá optar pelas variedades mais nobres do bacalhau como o Porto ou Porto Imperial, que custam em média R$ 32, enquanto pelas espécies Zarbo e o Ling é cobrado cerca de R$ 20.
Outra aposta do Pão de Açúcar é a truta salmonada, ainda pouco conhecida pelos brasileiros. Seu valor é 25% mais barato que o salmão, segundo o gerente comercial da varejista. Para peixes, a projeção é que as vendas sejam 20% maiores e para bacalhau até 15%.
Estabilidade - Na Coop (Cooperativa de Consumo) o preço não sofrerá variação em relação à Semana Santa do ano passado. O gerente de operações da rede varejista, Valdomiro Sanches Bardini, endossa que sobrou bacalhau no atacado, que ficou congelado em câmaras frigoríficas.
Produtos como azeites e vinhos importados tiveram variação negativa, ficando entre 10% e 15% mais baratos. "Será uma Páscoa diferente: o de vários produtos estão mantidos e o poder de compra das pessoas é maior", diz Bradini.
Sortimento - Para bater a meta de elevar as vendas em 12% na categoria este ano, o Carrefour ampliou a variedade de produtos. São sete tipos de bacalhau e mais de 100 de pescados. A negociação com os fornecedores resultou na compra de 3.000 toneladas de pescado e 700 de bacalhau importado.
Questionada, a rede não informou com qual variação nos preços os clientes vão se deparar ao frequentar as oito lojas da região nesta Páscoa.
A norte-americana Walmart também não detalhou qual será a variação nos preços na categoria de peixes na rede. A expectativa é de que os consumidores comprem 30% a mais do produto em relação ao ano passado.
No fim de semana, algumas lojas da região ainda não tinham grande disponibilidade de bacalhau, que chegará com força nos próximos dias.
De acordo com Sussumu Honda, presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), as redes deverão faturar aproximadamente 10% a mais nesta Páscoa em comparação com a data passada.
Veículo: Diário do Grande ABC