Garanta logo o peixe da Semana Santa

Leia em 2min 40s

No mercado da Ponta da Praia, os comerciantes garantem que o preço não vai subir, mas movimento nos boxes deve crescer cerca de 60%

 

Para quem consome peixe na Semana Santa a dica é comprar com antecedência e congelar. Isso para ter opção de escolha e variedade, além de evitar filas, pelo menos no Mercado do Peixe, em Santos.

 

Os comerciantes esperam um aumento de 60% nas vendas e estimam que o preço não deve subir. "A média por quilo vai se manter. Só se acontecer de cair a pesca de alguma espécie, aí não tem jeito, aumenta mesmo. Mas aumentar o preço só porque é Páscoa, isso não vai acontecer não", afirma o comerciante Otávio Antunes Vieira, de 49 anos, que há 20 possui um barraca no mercado.

 

A médica Regina Falgetano, de 60 anos, prefere não arriscar e por isso compra tudo antes. "Eu acho que deve aumentar sim. Todo ano fica mais caro, ainda mais na quinta e na própria Sexta-Feira Santa. Como sou cliente, eles não repassam o aumento, mas compro antes porque fica tudo cheio".

 

Luís Saturno de Lima, de 46 anos, tem um box no Mercado do Peixe há 17 anos. "Quem deixa para comprar em cima da hora pode não encontrar a tainha, por exemplo, que é um dos peixes mais vendidos nessa época do ano.

 

Outra opção de peixe para assar é o dourado, que pode ser encontrado com até 12 ou 15 quilos". Outro pescado muito vendido nessa época é o cação. "As pessoas procuram essa opção para ensopados, como o robalo também", diz o comerciante Gilberto Vital, de 40 anos, que há dois trabalha no mercado.

 

A sardinha, consumida o ano todo, seja frita ou mesmo grelhada, também é uma opção. "Por isso, a sardinha é um tipo de peixe que compramos em maior quantidade, porque a venda é certa", diz Lima.

 

A engenheira Victória Tseimazides, de 60 anos, mora no Gonzaga e a cada 15 dias vai ao mercado fazer compras para o mês. "Consumimos peixe uma vez por semana em casa, sendo feriado ou não. Por isso compro, congelo e o sabor se mantém, porque aqui o pescado é fresco e não tem conservantes. Sinto mais confiança em consumir os peixes daqui do que de supermercados ou feiras".

 

TEMPEROS

 

O aumento das vendas está sen- do esperado também por quem comercializa batata, cebola, tomate e temperos em pontos próximos ao Mercado do Peixe. "A pessoa chega com pressa, compra o peixe e aproveita para levar os acompanhamentos e os temperos. Por isso, nessa época do ano, nossas vendas chegam a aumentar 90%, com certeza", diz Severino Silva, de 69 anos, que mantém a sua barraca no local há 13 anos.

 

Ele garante que segura o preço das suas mercadorias em época de feriado. "Não é porque vem gente de São Paulo ou aqueles que nunca consomem peixe que eu vou cobrar mais caro. O meu valor é o mesmo o ano todo e assim mantenho minha freguesia".

 

Veículo: A Tribuna - Santos


Veja também

Abipecs quer abertura do mercado chinês

A visita da presidente Dilma Rousseff à China, de 11 a 15 de abril, será acompanhada passo a passo pelo em...

Veja mais
JBS reafirma que foco para ano é crescer organicamente

O presidente da JBS S.A., Wesley Batista, reafirmou que o foco da empresa neste ano é crescer organicamente e n&a...

Veja mais
Pescado lidera irregularidades encontradas pelo Ipem-SP

Na Operação Páscoa, ação que foi realizada entre 4 e 5 de abril, o Instituto de Pesos...

Veja mais
Exportador de carne suína espera abertura da China

Em quatro anos, o Brasil poderá alcançar uma exportação de 200 mil toneladas de carne su&iac...

Veja mais
Missão fará negociações com chineses

Missão fará negociações com chineses Vendas de carne suína e de fumo produzidos no Br...

Veja mais
Custo de produção sobe e preocupa avicultores

Novos leilões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) serão realizados hoje. A empresa vai comercia...

Veja mais
Argentinos querem cotas para carne suína brasileira

Federação Agrária ameaça fazer marcha até a fronteira para barrar caminhões e ...

Veja mais
Serviço veterinário russo vistoria frigoríficos brasileiros

O Serviço Federal de Fiscalização Veterinária e Fitosanitária da Rússia, Rosse...

Veja mais
Atlantic Tuna quer dobrar a produção de atum no Brasil

Empresa brasileira foca parceria com japoneses para ampliar pesca de atum no País e dobrar a produçã...

Veja mais