O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, alertou há pouco, em vídeo divulgado por ele, que o Brasil pode até se tornar um importador de frangos caso a paralisação de caminhoneiros impeça a chegada de alimentos às granjas e cause a morte estimada de mais de 1 bilhão de aves. Com a importação, segundo ele, os preços dessa proteína, os mais baixos entre todos, subiriam, pois estariam atrelados ao dólar, como ocorre com a gasolina.
"A paralisação não faz mais sentido. O que essa paralisação vai trazer é o encarecimento da comida, e, se até quinta-feira (31) a gente não conseguir liberar (rodovias) e fazer com que granjas voltem a funcionar, podemos perder mais de 1 bilhão de aves e fazer com que o Brasil possa se tornar um importador de frangos", disse o ministro. "E isso vai encarecer e se tornar (o frango) sujeito às variações de preços, como é a gasolina, porque é baseado em dólar", completou.
Maggi encerra a declaração pedindo a "compreensão" e informa que o assunto da pauta (dos motoristas) foi resolvido. "Agora temos de resolver a escassez de alimentos e alta de preços, portanto o quanto antes voltarmos a produzir, melhor para todo mundo. Os preços continuarão baratos como são hoje, principalmente na proteína animal".
Fonte: Broadcast Agro