Publicação lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) traçou o perfil do consumidor brasileiro que adquire peixes no principal canal de varejo do País, que são os supermercados. O estudo identificou, entre outros aspectos, a preferência do mesmo pelo produto fresco e a consolidação da tilápia no cenário nacional.
A pesquisa foi coordenada pela instituição e ouviu mais de 1.350 pessoas de cinco capitais, sendo uma em cada região geográfica. Consumidores que estavam em frente às peixarias dos supermercados foram o foco do estudo, que ouviu pessoas em estabelecimentos de diferentes bairros. Dessa maneira, conseguiu-se uma boa representatividade em termos de públicos e de classes sociais.
Consumidores de Manaus, Recife, Curitiba, Brasília e São Paulo puderam responder a questionário que envolvia diversos aspectos, como a frequência de consumo de peixes, a origem do produto (água doce ou água salgada) e a identificação de espécies. De acordo com os autores, a pesquisa identificou aspectos importantes como, por exemplo, a preferência dos consumidores pelo produto fresco e pelo filé e cortes. Outro resultado é a consolidação da tilápia como um produto bem conhecido pelos consumidores de todas as regiões do País, sendo o principal produto da piscicultura nacional.
Uma conclusão a que a pesquisa chegou foi que, de maneira geral, também os produtos da pesca extrativa gozam de uma melhor reputação junto aos consumidores em detrimento daqueles da piscicultura. Neste sentido, fica evidente a necessidade de melhor comunicar as qualidades do peixe de cultivo junto aos consumidores, de modo a informá-los quanto às vantagens desses produtos.
Os autores entendem que este estudo constitui um ponto de partida para a realização de outras pesquisas abordando outras realidades e outros canais de venda, de forma a permitir ao setor produtivo construir uma sólida inteligência mercadológica, a exemplo do que já ocorre em outras cadeias de proteína animal. Neste sentido, por exemplo, os atacarejos e atacados deverão ser objeto de pesquisas futuras considerando sua importância econômica, especialmente para o segmento de peixes congelados.
BRS Aqua A realização do estudo foi em conjunto com o Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege). A pesquisa nos supermercados faz parte do BRS Aqua, projeto estruturante na área de aquicultura que é coordenado pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) e envolve mais de 20 unidades da empresa espalhadas pelo País. O projeto tem ainda forte caráter de capacitação de recursos humanos especializados, além de desenvolver pesquisas em diferentes áreas do conhecimento relacionadas à aquicultura.
O BRS Aqua possui três fontes de financiamento: o Fundo Tecnológico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Funtec / BNDES); a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP / Mapa), recurso que está sendo executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e a própria Embrapa.
Fonte: Diário do Comércio