A estratégia dos frigoríficos e varejistas de estreitar parcerias com os pecuaristas deve ganhar força com ocerco imposto ao setor pelas campanhas ambientalistas contra a pecuária bovina na Amazônia. Um exemplo deste tipo de associação é o programa de relacionamento que o grupo Bertin lançou com pecuaristas para tentar aprimorar a padronização dos animais fornecidos à indústria e direcionar melhor sua produção.
A ideia é garantir padrão de qualidade, volume e constância dos cortes fornecidos, por meio do pagamento de prêmios aos pecuaristas que se comprometam a utilizar a genética e procedimentos sanitários e de nutrição. "Não existe a obrigatoriedade de trabalhar com determinada empresa, mas precisa ser uma das parceiras, pois são companhias de primeira linha e reconhecidas pelo mercado", afirma Cristiano Botelho, gerente de compras contratuais de bovinos do Bertin.
O Grupo Pão de Açúcar, que desde 2005 compra gado direto dos pecuaristas, neste ano pretende reduzir ainda mais a dependência do fornecimento de carne bovina de terceiros. A ideia é elevar em até 50% o número de animais em produção nos projetos de parceria e aumentar o plantel de fêmeas de 46 mil para até 70 mil vacas.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ