CNC: intenção de consumo das famílias tem ligeira alta em fevereiro

Leia em 3min

O indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) subiu 0,4% e chegou a 77,6 pontos em fevereiro, o maior nível desde maio de 2020, quando o ICF estava em 81,7 pontos. Os dados foram divulgados hoje (18) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na comparação com fevereiro de 2021, o aumento foi de 4,6%. Segundo a CNC, o indicador está abaixo do nível de satisfação, de 100 pontos, desde abril de 2015, quando ficou em 102,9 pontos.

 

Por faixa de renda, as famílias que ganham acima de dez salários mínimos indicaram nível de insatisfação de 94,5 pontos, uma queda de -0,6% no mês e alta de 10,5% na comparação anual. O indicador para as famílias com renda abaixo de dez salários mínimos subiu 0,7%, atingindo 74,0 pontos. Na comparação anual, houve alta de 2,9%.

 

Entre as regiões, o Norte teve a única queda mensal de fevereiro, com -1,2%, apresentando também o menor indicador, com 58,3 pontos. A maior alta ocorreu no Sul, com 1,9%, onde as famílias estão mais confiantes, com 87,7 pontos.

 

Momento atual


O indicador do emprego atual mostrou que 35,1% dos entrevistados se sentiu tão segura quanto no ano passado, uma proporção menor do que o registrado em janeiro, quando eram 35,6%. A proporção foi maior do que em fevereiro de 2021 (32,0%). A parcela que se sente mais segura com o emprego aumentou de 25,2% em janeiro para 26,8%, alta que ocorre desde agosto. O emprego atual atingiu 99,6 pontos, o maior indicador da pesquisa em fevereiro e também o maior nível desde maio de 2020, quando chegou a 101,7 pontos.

 

A renda atual foi considerada igual à do ano passado 41,0%, abaixo dos 41,4% de janeiro e acima dos 39,1% de fevereiro de 2021. A melhora na renda foi percebida por 21,7% este mês, ante 20,4% em janeiro, sendo o maior percentual desde junho de 2020 (21,9%). O indicador ficou em 84,9 pontos, o maior nível desde maio de 2020, quando estava em 97,6 pontos.

 

Consumo


O acesso ao crédito teve percepção de piora para 42,4%, ante 42,9% no mês anterior e 40,2% em fevereiro de 2021, atingindo 80,9 pontos. O nível de consumo atual foi menor do que no ano passado para 53,6%, proporção menor do que os 54,1% de janeiro e os 57,3% registrados em fevereiro de 2021. Com isso, o indicador alcançou 62,4 pontos.

 

A parcela de consumidores que acredita ser um momento negativo para a compra de bens duráveis ficou em 75,4%, acima dos 75,0% observados no mês anterior e dos 73,6% em fevereiro de 2021, chegando ao nível de 43,5 pontos, o menor índice da pesquisa no mês.

 

Entre as famílias pesquisadas, 48,9% demonstrou uma perspectiva profissional negativa em fevereiro, abaixo do 50,3% no mês anterior e do 50,8% de fevereiro de 2021. A tendência de redução começou em julho de 2021, com o item atingindo 90,8 pontos.

 

Quanto à perspectiva de consumo, 47,1% das famílias disse acreditar que vai reduzir as compras nos próximos três meses, sendo a menor taxa desde abril de 2020, quando a proporção era de 39,5%. Mesmo assim, segundo a CNC, o indicador revela uma percepção positiva em relação ao consumo atual para os próximos meses, com 80,9 pontos.

 

Fonte: Agência Brasil

 


Veja também

Transações de débito Visa nas compras de fim de ano crescem 60% no Brasil

O uso de meios de pagamentos digitais vem crescendo no Brasil. Cada vez mais os consumidores têm percebido os bene...

Veja mais
Confiança do comércio cai em fevereiro, aponta CNC

Depois das altas verificadas em dezembro e janeiro, o Índice de Confiança do Empresário do Com&eacu...

Veja mais
Impacto da inflação para famílias pobres é quase o dobro em relação aos ricos

Segundo o IPEA, a elevação dos preços da comida pesa mais no bolso dos mais vulneráveis &nb...

Veja mais
Balanço da ABIA aponta que desempenho do mercado interno foi puxado pelo setor de food service

Alta dos custos de produção foi o maior desafio do ano passado e se mantém como tendência par...

Veja mais
Faturamento da indústria de alimentos fecha 2021 com alta de 17%

A indústria brasileira de alimentos fechou o ano de 2021 com faturamento de R$ 922,6 bilhões, resultado 16...

Veja mais
IGP-10 tem inflação de 1,98% em fevereiro, diz FGV

O Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou...

Veja mais
Monitor do PIB aponta crescimento de 4,7% em 2021, diz FGV

O Monitor que sinaliza o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) ...

Veja mais
Inflação desacelera para todas as faixas de renda em janeiro, diz Ipea

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda aponta para uma nova desaceleração inflacion...

Veja mais
Produção industrial inicia o ano em ritmo menor, aponta CNI

A produção industrial começou o ano de 2022 em um ritmo menor, seguindo a tendência do segund...

Veja mais