As vendas a prazo cresceram 7,8% na primeira quinzena de fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2009, enquanto as vendas à vista tiveram aumento de 7,1%. Os números são da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), baseada no volume de consultas à base do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), de âmbito nacional.
O crescimento, porém, é distorcido pelo fato de a primeira quinzena de fevereiro do ano passado ter tido um dia útil a menos do que o mesmo período deste ano. Se contado o movimento até o dia 14 - o que garantiria 12 dias úteis para ambos -, o crescimento das vendas a prazo seria de 7,1%, e de 5,4% nas compras à vista.
Ainda baseada nos dados do SCPC, a ACSP apontou uma queda de 3,7% nos registros de atraso nos pagamentos na primeira quinzena de fevereiro sobre igual período de 2009. Já os cancelamentos de registros tiveram aumento de 9,4%, considerando a mesma base de comparação. Segundo a ACSP, esstes dados mostram "que a inadimplência continua em queda em fevereiro, graças à recuperação do emprego e alongamento dos prazos no crediário, que tem facilitado as renegociações das dívidas".
Nos shoppings centers, a atividade comercial cresceu 2,5% em janeiro, na comparação com igual mês de 2009, registrando o índice de 115,7, de acordo com pesquisa do Ibope Inteligência. O crescimento está em linha com os níveis registrados em 2009, mas é inferior ao observado nos meses de janeiro anteriores. Em janeiro de 2009, ante janeiro de 2008, a alta foi de 3,2%.
Veículo: Valor Econômico