Com o crescimento do contingente feminino, somado à ascensão das classes emergentes nos últimos anos, a mulher ganhou um papel de destaque no desenvolvimento econômico do País. As protagonistas dessa tendência estão principalmente na classe C: além de cuidar da família, trabalham fora e respondem por 37% da massa de renda total da "nova classe média", montante que deverá atingir R$ 158 bilhões até o fim deste ano.
Segundo pesquisa divulgada pelo Data Popular, instituto especializado nas classes C, D e E, é possível dizer que na comparação entre as classes A e B com o perfil de mulheres emergentes, na classe A apenas 25% da renda das famílias é proveniente da mulher, enquanto na classe C a participação é de 41%.
Para Renato Meirelles, que é sócio-diretor do Data Popular, a importância da mulher neste contexto é resultado da sua influência cada vez maior nos processos de decisão.
"Esse fato está diretamente ligado à independência financeira da população feminina". Hoje, a previsão do instituto é de que a classe C tenha cerca de 94,4 milhões de pessoas - uma fatia de 49,7% da população -, que movimenta anualmente R$ 428 bilhões. Dentro dessa massa há 48,6 milhões de mulheres que consumem, estudam e ocupam o mercado de trabalho com cada vez mais propriedade.
A mulher da classe C já responde por mais da metade da clientela que consome produtos e serviços dos mais variados. Enquanto 59% dos homens da classe C têm cartão de crédito, por exemplo, entre as mulheres a penetração é de 62%.
Consumo
Com mais dinheiro no bolso e ávidas por novidades, as mulheres são o alvo preferido do comércio, conta Meireles. "Esse mesmo grupo também representa a maioria dos consumidores dos principais canais de compra do varejo", afirma. "Nas lojas de roupas, supermercados e farmácia, elas são 51% do público consumidor."
Tal comportamento chama a atenção de redes como Casas Bahia, Extra, Carrefour, Walmart, Riachuelo e Americanas, além do Magazine Luiza, rede especializada em móveis e eletrodomésticos comandada pela empresária que virou sinônimo de sucesso, Luiza Helena Trajano. Recentemente, a empresa inaugurou sua 56ª unidade na capital paulista e aposta no grande fluxo do empreendimento Andorinha Center, na zona norte de São Paulo, para alavancar seu crescimento.
No Twitter, dona Luiza diz que "a família Magazine Luiza está ainda mais forte para os desafios de 2010". Desde 1992, a empresa usa um tema anual para mobilizar os colaboradores e orientar o planejamento: "Em 2010, o slogan é: Simplifique Já."
Veículo: DCI