São Paulo ocupa o 24º lugar entre as cidades que têm as melhores oportunidades no mundo. A capital paulista supera apenas Johannesburgo (África do Sul) e Mumbai (Índia) em um ranking que avalia as 26 melhores Cidades de Oportunidade. A líder é Nova York (Estados Unidos), seguida por Toronto (Canadá), São Francisco (Estados Unidos) e Estocolmo (Suécia). São Paulo foi a única cidade brasileira a ser analisada pelo estudo.
O levantamento, que foi divulgado ontem durante a 5ª Mostra Responsabilidade Socioambiental da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), analisou 66 variáveis divididas em dez indicadores: capital intelectual e inovação, prontidão tecnológica, transporte e infraestrutura, saúde e segurança, sustentabilidade, influência econômica, facilidade em fazer negócios, custo, demografia e qualidade de vida e estilo de vida.
A pesquisa utilizou como base dados fornecidos pelo Banco Mundial, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e por organizações de estatística, tais como a UK National Statistics e o US Census Bureau, além de provedores de dados comerciais. As informações foram coletadas durante o segundo e terceiro trimestres de 2010.
Apesar de figurar nas últimas posições, a cidade de São Paulo se destaca em sustentabilidade, onde figura como a oitava melhor cidade do indicador. Nesse item, ela se destaca no consumo de energias renováveis (segundo posto mais alto entre os países) e na baixa emissão de carbono (também como a segunda melhor cidade nessa variavél).
A cidade também ocupa a primeira posição na variável maior conforto térmico, dentro do indicador de demografia e qualidade de vida. Outro ponto positivo para a cidade é a agitação cultural, oferecendo uma boa quantidade de restaurantes, cinemas, museus e espetáculos teatrais e musicais, além de ser uma cidade associada ao espírito de sua época.
Um dos destaques negativos de São Paulo é na área de transporte, onde ocupa a penúltima posição, acima apenas de Johannesburgo. Segundo o estudo, a cidade apresenta um índice ruim em cobertura de transporte público e extensão da malha rodoviária de transporte coletivo. E também é uma das cidades mais congestionadas entre as 26 analisadas, atrás apenas da Cidade do México (México), Pequim (China), Mumbai e Johannesburgo. (ABr)
Veículo: Diário do Comércio - MG